quinta-feira, 2 de abril de 2015

Desvendado mistério de foto viral de criança síria

Milhares de pessoas compartilharam através da redes sociais, a imagem da criança síria com as mãos para cima, ao confundir a câmera fotográfica com uma arma. Tudo começou quando a fotógrafa Nadia Abu Shaban, trabalhando em Gaza, postou a imagem no Twitter. Muitos questionaram quanto a autenticidade e quem seria o autor da foto, uma vez que foi postada sem crédito. A fotógrafa confirmou que não havia tirado a foto, mas não soube explicar quem havia feito a imagem.

Pesquisando no Imgur, site de compartilhamento de imagens, um usuário disse que a foto é real, mas tirada “por volta de 2012” por um fotógrafo turco chamado Osman Sağırlı. O mistério foi desvendado pelo site de notícias BBC, que conversou com Sağırl, que agora trabalha na Tanzânia.


“A criança é uma menina, Hudea, de 4 anos. A imagem foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado. Hudea viajou ao campo - a cerca de 10 km da fronteira turca - com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama”, diz a reportagem.

“"Depois que eu tirei eu olhei (para a foto) e percebi que ela (a criança) estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera", disse Osman Sağırlı. “"Você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm", diz o fotógrafo. 
  
A imagem foi publicada inicialmente no jornal Türkiye e igualmente compartilhada, mas só na semana passada tornou-se viral em mídias na língua inglesa, conclui a matéria. 

Fonte: BBC

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Catarino disse...

Quantos traumas essas crianças vão levar para o resto da vida.
Notícias do INSS

Postar um comentário

Comente e compartilhe. Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger