quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O bom e velho rock and roll


O Rock and Roll surgiu nos Estados Unidos da America por volta de 1940 e rapidamente se espalhou para o restante do planeta. Nascido da mistura de vários gêneros musicais, ficou dúvida quanto a primeira denominação. Uma forte candidata seria a composição chamada “Rocket 88”, gravada por Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm.
Mas a primeira a atingir o topo das paradas fora “Rock Arond The Clock” de Bill Haley (considerado o Pai do Rock) por volta de 1955, abrindo caminho para a nova onda da cultura popular.

A revista Rolling Stones de 2004, argumenta que “That’s All Right (Mama)”, o primeiro single de Elvis Presley, de 1954, foi o primeiro registro de Rock and Roll da história. Mas, àquela altura “Shake, Rattle & Roll”, de Big Joe Turner, posteriormente regravada por Haley, já estava no topo da parada.

O rock and roll influenciou mundialmente o estilo de vida, moda, atitudes, e linguagem. A partir dos anos 60 houve um arrefecimento, sofrendo várias transformações, onde surgem: british rock, garage rock, surf music; movimentos contra-culturais como: folk rock, rock psicodélico, rock progressivo, Glan rock, Hard Rock e Heavy Metal, punk rock, New wave, pós-punk.

A história do Rock no Brasil começa em 1960, com os sucessos “Estúpido Cupido” e “Banho de Lua” da cantora Celly Campelo. Nessa mesma época surge o movimento “Jovem Guarda” tendo como cabeças: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Na década de 1970, surgem cantores como: Raul Seixas, Banda Secos & Molhados, Rita Lee. Na década seguinte surgem várias Bandas: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawai, Blits, Paralamas do Sucesso. Na virada da década a Banda “Sepultura” torna-se o principal nome do Heavy metal, nas bandas da Terra Brasilis.

Interessante notar, que apesar de toda a transformação que sofrera nosso Velho e Bom Rock and Roll, Bill Haley o Pai do Rock, rapidamente perdeu espaço para jovens astros como: Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley. No entanto, Bill continuara suas apresentações com sua própria Banda “The Comets” durante 20 anos seguidos, com o mesmo som e a mesma imagem. Depois de sua morte a Banda continuaria com o mesmo estilo de shows.

Fonte: Wikipedia/whiplash.net








***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

VodkaComLimão Corp. disse...

Putz, era segredo!
Os caras me convidaram, pintem o cabelo e mandei bronca... Como já disse algumas vezes: o bom e velho róque, este é um bom motivo para perder a compostura!

Israel Martins disse...

Kra curti muito teu blog viu

visite aê o meu tbm .. qualquer coisa me volte um comentário quem sabe podemos formar uma parceria ?!?!

te mais abraço ..

meu lonk é esse aki> http://israelrockinroll.blogspot.com

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger