quinta-feira, 16 de abril de 2009

A possibilidade de ser fraterno.

Navegando por aí me deparei com um artigo que me chamou a atenção.

Inicia assim:

Fraternidade é o amor universal que une todos os membros da espécie humana.
Isso nos faz prever harmonia, união, afeto, cordialidade, comunhão de deveres e de direitos.
Como é de emocionar o significado da palavra fraternidade! Mas, podemos nos perguntar: - Isso existe entre os seres que fazem parte da espécie humana?
Essa definição como tantas outras são um conjunto de palavras feitas e montadas para emocionar.
Olhem o mundo que nos cerca, observem atentos os noticiários, que vamos nos achar lançados em um estado de falsas avaliações, de sérios aparentes e de verdades aparentes, quando as aparências não são verdades.
Tudo em vão, tudo em ruínas, porque os diferentes, com as suas diferenças, falavam e falam que somos todos iguais. Iguais em quê?


Ideologias à parte, o autor adepto da Cultura Racional, questiona o conceito da fraternidade e da Igualdade e nos faz refletir quanto ao comportamento não só das pessoas, mas também das nações. Antes de mais nada, leia o restante do artigo para melhor refletir.

Dentre as críticas à esta ideologia "está o fato de ignorar estudos científicos e filosóficos de milênios, ao trazer respostas prontas para perguntas amplamente discutidas nessas áreas", para as quais ainda não existe um consenso. De qualquer forma, a opinião do autor, Porfírio Jesus Das Neves, levamos a lembrar da importância das campanhas de exortação às pessoas a praticarem tais conceitos. Como faz a Igreja católica todos os anos, escolhendo um tema relevante e que diz respeito ao bem estar de todos.
Praticar fraternidade não apenas na empolgação do momento, mas como uma virtude que leve à conquistas dos bens universais que toda a humanidade necessita, é um dever de todo o ser humano. Isto é, o de nos ajudarmos uns aos outros com amor, a viver uma vida digna, livres da miséria, dos vícios, e da ignorância. E, não sòmente quando somos castigados por alguma calamidade.


E por falar em campanha, e por gostar muito de publicidade, cuja finalidade acho que é conduzir as pessoas ao livre pensar e agir de um certo modo, já tinha conhecimento deste trabalho encomendado por uma instituição bancária, que muito me diz respeito. Veja como não é só publicidade, mas um incentivo a nossa sonhada fraternidade.



Leia também: Valores humanos.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger