terça-feira, 19 de maio de 2009

Bem estar com saude e humor.

Os cuidados com nossa saúde requer, necessariamente acompanhamento médico. Digo isso, me dirigindo obviamente aos quarentões e quarentonas ou até mesmo a quem já passou a marca de tempo considerada por muitos como o “começar a viver”, e que já esta pensando na aposentadoria ou até mesmo que já está em pleno gozo deste novo ciclo da vida.

Noves fora a galera dos sobrinhos saudáveis, praticantes de esportes, e livres das garras dos maus hábitos cá entre nós, as perguntas que sempre ouviremos do médico serão:
Como estão os exercícios físicos? Está fazendo as caminhadas? Como tem se cuidado?

Estava refletindo sobre minha condição física quando recebi por e-mail o texto: SAÚDE!...20 conselhos Harvard e Cambridge. Dei umas googladas e verifiquei que tal conteúdo já rola a algum tempo na Internet e o vi publicado em vários Blogs, inclusive em sites específicos sobre Saúde, e de profissionais ligados ao ramo. Se você ainda não conhece o texto clik aqui..
Se já conhece é bom reler para gravar. De qualquer forma são dicas importantes.

E falando em textos por e-mail, recebi pelo menos mais um referente a dicas de saúde. Só que com um ítem a mais referente aos que li na Blogosfera, que continham apenas 10.
Segue o último que diz:
11- DESÂNIMO, APATIA, TRISTEZA, RAIVA, INSATISFAÇÃO
QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho, dinheiro.
ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.(?)

Claro! Editado (ou alterado) por não sei quem com muito bom humor, e quero acreditar sem ma fé nenhuma. Não posso afirmar se é o original, mas vá até o VidaSaúde&Beleza para ler outra versão.

Voltando ao assunto segue mais umas dicas tendo como público alvo os integrantes da minha “patota” (como se dizia antigamente) formada pelos(as) cinqüentões(nas), mais “enxutos” (da região) do baixo planalto.
Avalie sua condição física e faça a opção: correr ou caminhar. Isso é fundamental!


Antes de correr, ou caminhar... Lembre-se:

"As semelhanças entre a caminhada e a corrida são muitas. As duas não exigem habilidade específica, agregam praticantes de todas as idades e requerem apenas roupas leves e tênis confortável.
Mas, então, por que não começar logo correndo - atividade física que, justiça seja feita, proporciona um gasto calórico maior? A resposta é simples: porque os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares desse exercício também são maiores.
Principalmente para quem não está habituado a praticar atividades físicas regularmente. Para correr, um indivíduo dá cerca de 600 passadas por quilômetro.
Durante a caminhada, são necessárias apenas 200 para percorrer a mesma distância. Durante a corrida, os pés aguentam um impacto até seis vezes maior que o peso do corpo.
Na caminhada, a força deste efeito cai para apenas duas vezes. "A corrida é um exercício físico de maior impacto que a caminhada.
Por isso mesmo, o risco de alguém sofrer uma lesão no calcanhar, no joelho ou até mesmo na coluna é maior correndo do que simplesmente caminhando", adverte o ortopedista Fábio Ravaglia.
"

Fonte: Viva Saúde.

Inspire-se...


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"Você pode contar muitos anos de vida e ser jovem. A idade cronológica não é mais importante do que essa juventude espiritual que você pode mostrar a todos os que contemplam o seu sorriso e bondade. Pense sempre que a arte de viver é morrer jovem, o mais tarde que puder."
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