sábado, 5 de setembro de 2009

Creative Commons e a solidariedade dos pequenos e grandes blogs.

Quando iniciei o projeto do Blog do Guara não imaginei a grande dificuldade que iria encontrar pelo caminho. Mas como tudo na vida exige sacrifício, procurei definir claramente sobre meu objetivo e o que pretendia ao me aventurar no mundo da Blogosfera. Logo nos primeiros meses de vida do Blog, tive a satisfação de agregar, à convite, um colaborador que deu uma força incentivadora à ideia. Infelizmente, por motivos de força maior, no momento em que adquiri um domínio próprio meu parceiro teve que se afastar das atividades blogueiras. Lamentei muito, já que vinha acrescentando valor quanto a monetização do espaço. Mas, com a certeza que a situação voltaria à normalidade prossegui na labuta. Com esforço próprio continuei levando à sério minha decisão, acreditando que sem seriedade nenhum projeto se concretiza mesmo que pareça impraticável.
Ao longo do processo a gente vai adquirindo conhecimento. Consultando aqui, ali, lendo outros blogs, pesquisando, fui angariando amizades de outros blogueiros iniciantes que foram se tornando parceiros. Cheguei à grandes Blogs, agregadores de links, e sites como o Creative Commons, uma entidade sem fins lucrativos onde autores, artistas e escritores, vinculam suas obras permitindo o compartilhamento de suas ideias e opiniões num verdadeiro processo solidário de disseminação de conhecimentos, desde que se obedecidas as regras estabelecidas quanto ao reconhecimento da verdadeira autoria . Isto é, mencionar sempre a autoria quando da utilização de matéria publicada, sem querer obter beneficio próprio. Fora disso, é necessário a autorização do autor, condição já imposta quando da publicação da matéria no próprio Criative Commons.
Aliás, como deveria ser a política ética praticada entre os milhares de blogueiros em seus Blogs. Na Blogosfera aprendi que, o que deve prevalecer é a criatividade e o respeito ao trabalho alheio. E também como utilizar sites que permitem a divulgação e a disseminação de conhecimentos como mostra o vídeo que obtive no Brainstorm #9 sobre o Creative Commons, que obteve a dica do Eduardo Fettermann, via Twitter.



Saiba o que é, e por que usar o Creative Commons.

Atenção blogueiros iniciantes: obtenha uma analise gratuita do seu Blog.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger