quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Grande Alma.

Nunca em tempo algum os homens precisaram tanto de voltarem-se ao exemplo de vida de grandes homens. Nos dias em que vivemos, podemos constatar  a conduta irrascível e desonesta não só dos homens públicos, mas também das pessoas nos setores da sociedade. É clarividente a ausência de valores humanos no relacionamento. Os homens esqueceram completamente das lições de grandes mestres como por exemplo, Mohandas Karamchand Gandhi chamado "Mahatma", que quer dizer "grande alma". Gandhi baseava suas ações em dois grandes ensinamentos hindus: "a HINSA - não violência, e SATYAGRAHA - em sânscrito - SATYA="verdade" e GRAHA=firmeza. Ou seja: "firmeza na verdade". Nesses dois ensinamentos o grande pacifista, pautou sua campanha pela independência da Índia.

Este termo ficou conhecido do grande público quando a Polícia Federal  usou-o para batizar uma operação contra o desvio de verbas públicas, a corrupção e a lavagem de dinheiro, cujo processo está em andamento há algum tempo no Ministério Público.

Porém, hoje é nossa intenção refletir sobre os ensinamentos deste grande herói.

Certa vez, disse o ministro britânico Winston Churchill: "a questão que marca é: um faquir despido, que se alimenta com uma pequena porção de arroz e um pouco de água durante o dia e se veste com uma peça de  tecido feita por ele mesmo e que muita se asselha a uma fralda, um homem com tal forma de comportamento e hábitos espartanos pode ser suspeito de corrupção? Alguém presumiria estar ele lutando por algo diferente do que diz?

Um dos grandes gênios da ciência, Albert Einsten, o saudou como "porta-voz da humanidade".

"Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo". - disse Gandhi.    

Clik na imagem abaixo, para conhecer alguns pensamentos e a biografia. Deixe seu comentário sobre esta mensagem. Seriam válidos nos dias de hoje os ensinamentos de Gandhi?


     ***
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger