sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tecnologia aplicada à Educação.



Estava vasculhando na Grande Rede para buscar informação e conhecimento a fim de compartilhar com você.  Como um dos temas definido para ser explorado pelo "seuguara" diz respeito à Educação, às vezes acho que  quase quebrei a cara. Partindo do princípio que a estrutura de ensino oferecido pelas escolas públicas, não obstante os projetos de inclusão social, não condiz com a realidade do progresso tecnológico. Estamos diante da reinvenção do processo educacional em vista do advento da Web 1.0, Web 2.0, e da eminente Web 3.0 anunciada para o ano 2012, mas como podemos perceber já é uma realidade. Tão rápido é o progresso através da tecnologia que o que é novo hoje, amanhã já não é mais.
A criança, o jovem passa quatro ou cinco horas na escola. Depois volta pra casa vai ao computador navega por uma hora e adquire uma gama infinitamente maior de conhecimento do que àquele que recebeu na sala de aula.
Diante dessa realidade o professor, antes um mero fornecedor de informação teria que tornar-se um organizador de situações de aprendizagem. Então chegamos a conclusão. Ou a tecnologia e a escola formam um paralelo para o desenvolvimento do progresso educacional ou a escola torna-se obsoleta.
A opção de aprendizagem que a Internet oferece através da pesquisa quando bem elaborada, é inquestionável.
Sugiro aos jovens e aos professores que leiam esta matéria, e depois não deixem de navegar pelo site EducaRede. Ali tem informações valiosas sobre: tecnologia da informação, o novo ENEM que mudou tudo quanto ao acesso à Faculdade, e muito mais sobre tecnologia aplicada à educação. Um portal para pesquisar, comunicar, publicar e aprender na Rede.
Antes de tudo assista o video.



         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Vânia disse...

Olá!

Seu post foi um dos destaques de hoje no Blogblogs, selecionado para nosso Especial Enem Blogblogs.

Parabéns!

Abraços,

Equipe Blogblogs.

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Oba! Oba! É o Seu Guara se sentindo importante. Vejo estar sendo cumprida a missão do Blog do Guara. Um incentivo a mais para continuarmos melhorando e sendo útil de alguma forma.
Estamos muito gratos ao pessoal do BlogBlogs.
Um abraço a todos.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger