sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A escolha certa do protetor solar.

É chegada a época de férias. Lembra praia, que lembra sol. E o Sol lembra protetor solar. Os raios emitidos pelo amigo Sol podem se tornar o vilão das férias. E dependendo do produto que você usa para se proteger, seus dias de descanso podem gerar preocupação[...]
Em um teste realizado pela PROTESTE, foi constatado que dentre 10 protetores solares Fator 30 existentes no mercado, 8 não produzem o resultado esperado. Sómente 2 fazem efeito de verdade. Além disso, "a maioria apresenta uma substância potencialmente cancerígena na composição." Os únicos que não contém essa substância são o L'Oréal, o Cenoura & Bronze e o Helioblock.


Abaixo a lista de 10 das 30 marcas analisadas, por ordem de eficácia. Os dois primeiros são os que realmente atendem as necessidades exigidas e se enquadram melhor no Código de defesa do consumidor:

1 - L'Oréal Solar Expertise;
2 - Cenoura & Bronze;
3 - Avon Sun;
4 - Banana Boat Bloqueador Solar Ultra;
5 - Coppertone Loção;     
6 - Episol Loção Oil Free;
7 - La Roche-POsay Anthelios/HélioBlock;
8 - Natura Fotoequilíbrio;
9 - Nívea Sun Loção Solar Protetora;
10-Sundown Suncomplex.

Boa parte dos protetores analisados retém até 20% do produto na embalagem devido a textura. Outros por serem mais líquido que cremoso dificultam a dosagem, quando da utilização.
Quatro marcas da lista tem o Fator de proteção baixo demais. No entanto todos os produtos oferecem proteção contra os raios ultravioletas: A (UVA) e B (UVB). Os raios UVB são os que causam cancer de pele, e os raios UVA são os principasi responsáveis pelo envelhecimento precoce,. Mas é ele o responsável pelo bronzeamento. Sòmente os dois primeiros oferecem informação na embalagem do percentual de proteção dos raios UVA. Os demais nada constam, pois não existe no Brasil controle ou exigências sobre a proteção UVA.
O teste comparativo também foi feito após à exposição ao sol. Durante algum tempo depois de passado no corpo, vários perdem de 60 a 80% da capacidade de proteção. Como todos anunciam que não saem na água, também foram feitos testes após 30 minutos sem sair dela.  O Sundown perdeu a capacidade de proteção em até 55%, e o Natura foi o pior deles.
O melhor do teste (L'Oréal Solar Expertise) é também o mais caro. A escolha certa, (Cenoura & Bronze) segundo o teste, leva em consideração o fator custo-benefício em relação ao potencial de um mesmo produto, para atender a mesma finalidade.  

O artigo publicado na edição nº 87 da revista, tráz uma tabela demonstrativa sobre o FPS ideal de acordo com cada tipo de pele.

Lembrando que os raios benéficos à saúde são os que chegam antes das 10 horas da manhã, e depois das 16 horas.

Boas férias!

Fonte: PROTESTE.                   
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger