terça-feira, 30 de março de 2010

Um quase Tornado em Ponta Grossa-PR.

Hoje, ao abrir um dos meus e-mails me deparei com uma foto do que parecia ser um Tornado, obtida nas imediações da cidade de Ponta Grossa(PR). Fui checar o fato e descobri que aconteceu mesmo na semana passada, e também em Dezembro/2009.

O fenomeno que durou poucos segundos, não chegou a tocar no solo. Por sorte isso não chegou a acontecer. Com certeza haveria muita destruição.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os tornados são classificados em categorias de F0 a F6, segundo a escala denominada Fujita. Os dois que quase atingiram a zona urbana da cidade de Ponta Grossa-PR, pertenceriam à escala F0, onde se verificam ventos que variam entre 65 e 100 Km/h.

Aqui o que poderia ser um tornado em 23/03/2010, visto do Distrito Industrial.



Aqui, a primeira visita em 18/12/2009. Imagens feitas perto do Parque Estadual de Vila Velha.



Veja abaixo como é um tornado verdadeiro em outra escala.



Segundo Marcelo Pinheiro, meteorologista da Agência Clima Tempo, esta nuvem em forma de funil na verdade é considerada um Tornado quando toca o chão. "Ocasionando uma queda brusca na pressão e ventos intensos", que conforme a intensidade, leva tudo o que encontra pela frente. Como podemos constatar.
Nas duas ocasiões, os habitantes da Princesa dos Campos, como é chamada a cidade, teve muita sorte. Que espero perdure para sempre.

Veja  no
VCrepórter, canal participativo do Site Terra, algumas imagens captadas por Marcelo Alves, internauta de Ponta Grossa-PR.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger