quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Por um debate melhor.

Na manhã da sexta feira passada, um dia após o primeiro debate dos principais candidatos à presidencia da República, transmitido pela TV Bandeirantes, aconteceu um Ato Público na USP. Não pela coinscidência do chocho debate que não convenceu. Na ocasião foi lançado o Movimento Quero Idéias, que sugere novo formato aos debates políticos.

   

Coordenado pelo Ministério Público Democrático, Centro Acadêrmico XI de Agosto, Movimento Voto Consciente, PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresarias), e Instituto Mãos Limpas, o Movimento teve como objetivo, "firmar posicionamento público em prol do debate eleitoral ético, digno, de qualidade, sem demagogia e ataques pessoais". Um Ato oportuno, visto que iniciam os debates politicos nas redes abertas de televisão, e também o horário político gratuíto, visando o pleito de 2010. Aliás, não começamos muito bem.
Quem viu o primeiro debate já verificou que os candidatos estão mais preocupados com o marketing pessoal do que a apresentação de idéias e projetos. Se comportam de uma maneira superficial, citando exemplos de projetos já acabados com o intuíto de se auto promoverem. Não acrescentam nada de novo aos anseios da população no sentido de melhora de vida. Nada com relação aos direitos básicos do cidadão em suas maiores carências. Qual sejam, saúde, educação, segurança, transporte, etc. O mote sempre parece ser o mesmo de sempre. Procuraram denegrir a imagem um do outro para ludibriar o eleitor levando-o a se confundir na hora de optar por este ou aquele.
O povo não aceita mais um debate recheado de insultos, troca de farpas, nem ataques pessoais. Quer sim, um debate melhor, em torno de ideias e projeto de governo. Onde possa ser informado claramente das intenções de cada candidato.
Este primeiro debate não chegou a ser caloroso, nem envolveu rusgas pessoais. No entanto, segundo opiniões vinculadas na mídia em geral foi muito fraco de ideias, como foram as entrevistas que os candidatos concederam à Rede Globo, individualmente. Não responderam fielmente às questões formuladas e se preocuparam em usar o tempo disponibilizado como campanha eleitoral.
De olho nessa postura enganosa é que nasceu o movimento Quero Ideias. Um Movimento que vem fortalecer a voz da sociedade para que os candidatos possam saber o que realmente espera o eleitor. E mudem seu comportamento contribuindo para um debate eleitoral de qualidade. O povo não aguenta mais ouvir promessas de campanhas sem fundamento, nem contendas pessoais. Espera debates com conteúdo para decidir seu voto consciente, sem a tentativa de ludibriá-lo com verborragia espetaculosa.

Leia os tópicos que fundamentaram o manifesto do Movimento Quero Ideias que já conta com apoio de várias entidades:

1. Pelo debate eleitoral fundamentado nos princípios da soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valor social do trabalho e da livre iniciativa e do pluralismo político.

2.Discutindo assuntos relevantes, de interesse público, sem ataques pessoais e abordagens escandalosas.

3.Por uma participação efetiva nos debates, com exposição de ideias, projetos e programas de gestão.

4.Pela real democracia promovida através do respeito a ideias contrárias e do pluralismo ideológico.

5.Pelo fim da DEMAGOGIA e valorização do debate sobre POLÍTICAS PÚBLICAS. Que o debate não abra espaço a promessas mirabolantes e vagas, que em nada ajudam o entendimento e a decisão do eleitor.

6.Pela clareza e transparência para a sociedade da vida pública, privada e profissional dos candidatos.

7.Pela valorização das eleições como o principal MOMENTO da democracia e cidadania brasileiras.

8.Pela prioridade da pessoa humana, do POVO BRASILEIRO e de seus objetivos fundamentais — artigos 1º e 3º da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA brasileira.

9.Pelo discurso claro e ações transparentes e éticas. Para que se tornem acessíveis a TODA sociedade civil planos e projetos de gestão, tornando a realização destes um REAL COMPROMISSO com seus eleitores.

10.Pelo fim da utilização de CAIXA DOIS ou de qualquer outro recurso que não esteja expressamente previsto em lei.

11.Pelo comprometimento dos candidatos com este manifesto, posicionando-se publicamente a favor e agindo publicamente de forma a dar todo o respaldo a ele.

Fonte: Ministério Público Democrático.

Imagem: radio-com.
          
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Anderson Emídio disse...

Olá Guará.

Realmente os debates políticos tem sido decepcionantes,hoje parece que não existe mais a direita e esquerda.Os bordões são iguais,faltam projetos claros e objetivos que tragam realmente mudanças significativas ao país.
As promessas de hoje,são as mesmas que estamos acostumados a ouvir.Chega de promessas vazias,chegou a hora das grandes idéias que realmente possam fazer a diferença,precisamos estar atentos a isto.

Abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger