quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vírus H1N1 - Fim da pandemia.

O Comitê Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou nesta Terça feira que o vírus H1N1, transmissor da Gripe suína, já saiu definitivamente do grau considerado como pandemia. O anúncio foi feito pela diretora da OMS, Margaret Chan, direto de Hong Kong.

   
Porém, isto não significa que temos que abandonar definitivamente os cuidados com a prevenção. Em alguns países como Nova Zelândia e Índia, ainda verifica-se alto índice de transmissão do vírus.
Uma equipe de cientistas analisou a situação em todo o mundo antes de fazer o anúncio. Segundo a afirmação da diretora geral da OMS, o vírus já concluiu o seu ciclo. Mas a vigilância continua sendo de extrema importância. 
Dois fatores contribuíram para o controle da pandemia, conforme mencionou Margaret Chan. O primeiro é que o vírus H1N1, não sofreu as possíveis mutações que eram esperadas. Segundo, as campanhas de vacinação levadas a efeito em quase todos os países, notadamente àqueles que possuíam maior população, e justamente por isso suscetíveis ao risco de descontrole da doença. 
O vírus H1N1 foi detectado no ano passado no México e Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Segundo o Ministério da Saúde, aqui no Brasil durante o ano de 2009 foram registrados 46.100 casos, com 2.051 óbitos. Neste ano até o mês passado foram 793 casos que exigiram internação. Noventa e cinco casos resultaram em morte. Foram gastos R$ 2,5 bilhões no combate a doença.
Ficou a lição que devemos manter hábitos simples que inibiram a transmissão por contágio. Como o de lavar às mãos tantas vezes quantas forem necessárias. 

Fonte: CNN.
Imagem: islandcrisis.net.        

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger