quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Islândia - inspiração e reflexão.

A Islândia é a 18ª maior ilha do mundo. A segunda maior de toda a Europa, atrás somente da Grã-Bretanha. Lá vivem cerca de 320 mil pessoas em uma área total de 103 mil km², ao norte do oceano Atlântico no continente europeu. A ilha é famosa por suas paisagens, geleiras, e vulcões. Recentemente o país virou manchete quando um desses grandes vulcões entrou em erupção.
O fenômeno causou pelo menos dois dias de caos no tráfego áereo em quase toda a Europa, pela grande quantidade de fumaça lançada no ar.         


Este acontecimento fez com que a Islândia sofresse grande queda no numero de turistas que visitam a ilha, surtindo efeitos negativos para sua economia. Agora que o vulcão batizado como, EyjafjallajöKull (impronunciável), localizado em uma geleira com o mesmo nome volta a adormecer, o governo islandês lança uma campanha chamada "Inspired by Iceland" (inspirado pela Islândia). O projeto que visa trazer de volta o turista a Ilha criou um site para divulgar vídeos, imagens, e depoimentos sobre o país. A meta da campanha é levar inspiração e reflexão tanto aos turistas como aos seus habitantes, resgatando o espírito de admiração pelo espetáculo da natureza tão presente naquela ilha.

Veja abaixo o principal vídeo da campanha, que mostra várias atrações do país. No clip, uma interpretação da cantora islandesa, Emiliana Torrini, que faz muito sucesso na Europa.



Olhando assim, com olhar da inspiração, dá para perceber a alegria de viver que possuem os habitantes da ilha. Abençoados com o explendor da natureza existente em seu país. Veja uma apresentação musical, filmada na aldeia Hellnar, parte ocidental da Islândia.


For a minor reflection from Inspired By Iceland on Vimeo.


A propósito, lembra de um certo time que comemora os gols de uma forma inusitada e criativa? Comprova o que foi dito acima sobre a alegria e a inspiração dos islandeses. O time superou a "dancinha" dos meninos do Santos F.C. Reveja clicando aqui


Geologicamente falando, a Islândia é o mais jovem da Europa - nas palavras da jornalista viajante, Ana Isabel Mineiro - ainda está em formação. Um pouco por todo o lado, no alto das montanhas e debaixo dos glaceares, há um rio de fogo que vai modificando a paisagem primitiva da ilha. Verificando o momento vivido pelos habitantes da ilha,  é interessante lembrar que origem do país está diretamente ligada aos terríveis guerreiros Vikings que praticaram terror e destruição durante a idade média. 
Foi na época desses guerreiros que surgiu a lenda dos "Trolls", pessoas monstruosas e feias que viravam pedra se saíssem de suas cavernas e tomassem sol. O termo virou gíria na Internet para designar uma pessoa cujo comportamento tende a desestabilizar uma discussão, notadamente em grupos e redes sociais. 
Sabe-se hoje que os Vikings, tiveram grande contribuição à tecnologia marítima e na construção de cidades. Contudo pode-se observar que os islandeses, nada herdaram dos seus antepassados com relação ao comportamento.  Ao contrário, nos inspiram a reflexão tanto pela beleza geográfica do seu país, quanto pelo jeito agradável de ser, como pudemos verificar nos vídeos aqui postados.     


Fonte: VidanaIslândia.
Imagem: Vikipedia.
       
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger