terça-feira, 26 de outubro de 2010

Futebol - O inusitado e o extremo do fair play.

Fair play, é mais uma expressão estrangeira adaptada ao nosso vocabulário. Significa nada mais que, jogo limpo. Essência de qualquer esporte, exclusivamente do futebol. Prevê o culto da  amizade, do respeito pelo outro, e do espírito esportivo. O fair play não tolera o uso de artifícios, de subterfúgios e o anti jogo. Nem muito menos a violência física ou verbal.
Elemento que verificamos estar ausente  em alguns jogos e na atual campanha politica.
Mas  no momento, este não é o assunto da segunda feira por aqui.
Consideremos apenas que a prática do fair play, é um dogma no mundo do futebol. E cairia bem num debate, ou numa campanha politica. As coisas ficariam bem mais claras, e o relacionamento dos candidatos e dos eleitores de um e de outro, poderiam tornar-se mais profícuos, amistosos, e sem ódio.

Como ia falando, segunda feira é dia de humor, de falar de futebol, e de gol aqui no Blog do Guara, sem  menosprezo ao tempo regulamentar de uma partida que pode ser emocionante mesmo sem gol. Dependendo das circunstâncias, o empate sem abertura do placar pode ser considerado uma vitória, e deixa o torcedor igualmente satisfeito com o seu time.

Dizem que futebol, religião, e politica não se discute. São temas que envolvem paixão. Mas não se pode fugir a uma boa troca de ideias a respeito desses assuntos. É inevitável. 

Doravante, é sensato nos atermos ao lado lúdico desses assuntos. Lamentarmos, sempre que possível casos extremos que nos levem a mal entendidos, desavenças, ou algum tipo de acidente mais grave. Porém, não estamos imunes ao lado negativo da prática desses atos. 

A pedida é conferir os vídeos abaixo, criando um gancho entre os assuntos do dia. E conservar o bom humor necessário em qualquer ocasião. 

Um, contém um lance inusitado. Outro, mostra o extremo do fair play. Ingredientes de um bom jogo de futebol.  Um, até pode acontecer na politica. O outro, na realidade me parece impossível. 













Via: blogs.diariodepernambuco.
Imagem: toonpool.
   
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

José María Souza Costa disse...

vim ler o seu blog,e lhe convidar a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles Estou grato aguardando vc, lá
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Obrigado josé,
Já visitei seu espaço, e já estou seguindo suas matérias.
Parabéns,e siga em frente.
Um abraço.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger