sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Gramado-RS: referencial à Maçonaria.

Conhecida no mundo todo como um dos principais pontos turísticos do Brasil, a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, onde se realiza anualmente o Festival do Cinema Brasileiro, possui forte referência à Maçonaria. É comum na famosa cidade gaúcha encontrar ruas e travessas cujas denominações lembram a milenar instituição. Isso vem desde a década de 50, quando um antigo agrimensor responsável pelo loteamento e planejamento urbano da cidade, a cada nova rua que surgia usava um termo maçônico para nomina-la. E assim ficou até hoje.
Segundo o maçon, Carlos Leopoldo Foltz, seguindo pela avenida Coronel Diniz em direção à cidade de Canela, após 2 Km à direita está uma rua chamada "Acácia negra", devidamente arborizada com árvores do mesmo nome. Ao entrar nesta rua, pode-se verificar diversas transversais que receberam nomes conhecidos da irmandade. Como: travessa "Orador", "Hospitaleiro", "Secretário", "Tesoureiro", "Arquiteto", "Chancecler", "Escocês". 

Retornando para Gramado, pelo lado oposto, se encontra a rua "Venerável Mestre", que é a continuação da rua "Vigilante". 

Conta o maçon, Foltz, que em visita a uma das duas lojas maçônicas de Gramado-RS, lá por volta de 2001,  teve a grata satisfação de conhecer o filho, e o autor da homenagem. Chama-se, Orlando Koetz, que naquela ocasião tinha 73 anos de idade. Perfeitamente lúcido, contou-lhe que se encontrava "adormecido". Tomou um mapa da cidade em suas mãos e mostrou-lhe mais duas travessas. A travessa "Hiran", e a travessa "Mestre Secreto".

Foltz, sentiu-se revigorado em seus princípios maçônicos com aquela visita, e exortou seus companheiros a conhecer a maravilhosa Gramado, chamada "Cidade Luz". 

Para ilustrar, lancei mão do Google mapas. Confira:



Fonte: samaúma.
Imagem: quetalviajar.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Unknown disse...

Já comprei os ingressos para o Festival de Cinema 2011 de Gramado será realizado de 05 à 13 de Agosto 2011 A dica é que vai ter muita festa e balada na cidade a melhor Boate e o Bill Bar. Para quem for a Gramado no Festival vai dica sobre o evento no link http://www.igramado.com.br Convem reserva o hotel ou pousada antes de Julho para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

Anônimo disse...

um s.f.u para vcs

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger