quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval - Editorial polêmico [vídeo]

Há alguns dias, a jornalista Rachel Sheherazade, âncora da TV Tambaú de João Pessoa-PB, afiliada do SBT, apresentou um editorial em seu programa de notícias, que virou hit no YouTube. É um dos assuntos mais comentados no Twitter. A opinião de Rachel sobre o Carnaval teve repercussão na Web, gerando uma grande polêmica. Dentre muitas afirmativas, a jornalista critica o governo por apoiar a Festa, e diz que o evento traz enorme prejuízo ao país. "milhões de reais são pagos a artistas para garantir o circo a uma população miserável que não tem o pão na mesa"- disse ela. Milhares de internautas opinaram a seu favor, e boa parte foi contra seus critérios de avaliação.
No entanto, seu ponto de vista é louvável. Alguns pontos nos levam a refletir. Também tenho saudades dos carnavais de outrora. Porém, cariocas, paulistas, baianos, pernanbucanos, vivem e respiram Carnaval 365 dias por ano. E o resto do país também, só que com menos intensidade. É como o futebol. Ambos fazem parte da cultura brasileira. Não se pode ignorar o imenso trabalho desenvolvido na criação de sambas enredos, temas, fantasias e alegorias. Se por um lado o Carnaval abre espaço para que oportunistas faturem alto, como é o caso das grandes cervejarias e da mídia em geral, de outro é a expressão máxima de alegria dos brasileiros, pobres ou ricos.

Como disse, a argumentação da jornalista é criteriosa e responsável. E seu ponto de vista merece ser considerado. O Governo tem o ônus sim, com acidentes ou acontecimentos paralelos à festa. Mas, também arrecada com o evento. Devemos tomar cuidado em não generalizar o comportamento de alguns. Que, irresponsavelmente se aproveitam para cometerem todo o tipo de excessos. Felizmente, a grande maioria está mesmo envolvida com as tradições, a cultura, e a arte, representadas durante o Carnaval. Como o frevo em Pernambuco, e os desfiles das grandes escolas de samba no Rio e São Paulo.

Confira o editorial na íntegra postado no YouTube pelo canal da própria TV Tambaú, disponível também no Blog da Rachel Sheherazade.



Abaixo, a análise da repercussão, por ela mesma.



Imagem: IG.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger