Insensato Coração - "Dona Diva" uma personagem nada a ver
A novela Insensato Coração, de autoria de Gilberto Braga, levada ao ar de Segunda a Sábado pela Rede Globo retratou de uma forma totalmente equivocada a profissão de Assistente Social. O capítulo do dia 15/03/2011, contém uma cena em que a presidiária "Norma" (Glória Pires) recebe a visita da "Dona Diva", que se apresenta de uma forma "autoritária, coercitiva e ameaçadora". Muito distante da postura exigida para o desempenho das funções de um profissional da área do Serviço Social. Sem contar o ambiente sombrio e o fundo musical que ilustra a cena da visita propiciando um clima tenso e de repreensão, que em nada condiz com o procedimento real.
Podemos refletir convenientemente sobre a finalidade desse tipo de entretenimento, como é uma novela alegando tratar-se de uma simples obra de ficção, e que não deve em nenhum momento ser confundida com a própria realidade. No entanto, bem sabemos da influência que exerce este tipo de programa no inconsciente das pessoas. Basta lembrar que as características, comportamento, e hábitos, atribuídos a um personagem, de repente viram uma nova moda.
No caso, o script da cena onde a personagem "Dona Diva" atua, não prevê a manifestação da personagem "Norma", que se mantém calada o tempo todo. Uma atitude, que em hipótese nenhuma ocorre na realidade de um atendimento feito pelo profissional do Serviço Social. Da maneira como foi apresentada, a cena pode gerar dúvidas sobre a profissão, e levar o grande público a interpretar de maneira errada, a atuação do assistente social.
Em vista disso, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), divulgou uma Nota Pública criticando a maneira com que o profissional foi representado, destacando as atribuições constantes do Código de Ética e da Lei de Regulamentação Profissional do Serviço Social.
Abaixo, a cena.
Canal de: BrasilNoticia.
Imagem: A&A.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
2 comments:
As novelas querem manter audiência, agora se estão fazendo a coisa certa daí já é outros quinhentos...
É preciso saber retirar o joio do trigo porque nos últimos tempos o que deveria ser veículo de ensinamento para a populaação acabou por se tornar uma máquina para engolir a massa.
Abraços.
Gostei de saber do ocorrido frente à Federação do Serviço Social.
Bárbaro!!!!
Louvável a iniciativa de dar espaço a questões de esclarecimento do que é deturpado pela TV, que,infelizmente, é um dos maiores meios de manipulação de massas.
Parabéns pelo post!
A classe agradece!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.