quinta-feira, 21 de abril de 2011

Recapitulando o Novo Acordo Ortográfico [vídeo]

Uma boa pedida para aproveitar o duplo feriadão ou este fim de semana prolongado, para quem está se preparando para enfrentar um um novo concurso ou vestibular, é assistir essas duas séries de vídeos sobre o Novo Acordo Ortográfico. É coisa rápida, e pode ser de grande utilidade lá na frente. Obviamente não estou sugerindo que sacrifique o merecido descanso, nem as horas de entretenimento necessárias para preencher o tempo livre de maneira satisfatória. O que é fundamental na reposição das energias, para na segunda feira recomeçar a luta com todo o gás. Em fim, pode ser útil e agradável.

A a nova ortografia, já implantada há algum tempo, apesar das controvérsias geradas por profissionais da escrita, professores e estudantes, veio para ficar. Não raro, vemos que as novas regras não estão sendo efetivamente obedecidas. Eu mesmo devo confessar que quase sempre ando tropeçando nelas. O que não é louvável. Pois, quem gosta de ler um texto com erros de português? Ou cometê-los, quando não podemos? Como por exemplo, em uma redação valendo nota, ou em um teste escrito para seleção de emprego?

A primeira explanação bem clara, e de fácil entendimento, é da professora, Lívia Maria Borges Calassa. Disponível na página da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do site oficial do Ministério da Fazenda.





A seguir, a primeira aula (três partes) do professor Sérgio Nogueira, que participou do programa Soletrando da Rede Globo de TV. Igualmente de fácil assimilação. Vale a pena fazer os exercícios sugeridos. A parte 3, contém um depoimento do famoso escritor, José Saramago.





 

No canal GrátisVideoAulas, você pode conferir muito mais sobre o Novo Acordo Ortográfico, e muitas outras explicações do professor Sérgio Nogueira. Além de outros assuntos de real interesse para quem está estudando. 


Imagem: SopaDeLetrinhas.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger