sexta-feira, 27 de maio de 2011

Assim é como se deve ler [vídeo]

Quem gosta de ler conhece perfeitamente os benefícios e o prazer contidos por trás das páginas de um bom livro. A Literatura de um modo geral nos transporta  para um mundo de conhecimentos que nos faz evoluir como seres humanos. Há os que sempre cultivam esse bom hábito e já não conseguem passar um dia sequer sem ler um pouco sobre o assunto que gosta. Porém, existem aqueles que tem necessidade de ler por pura obrigação. Muitos vêem nisso um tarefa hercúlea.
Quem já enfrentou um vestibular, ou está se preparando para tal, ou ainda é candidato a uma vaga de emprego através de concurso, sabe que não é fácil ter que deglutir compêndios de duzentas, trezentas, e às vezes mais páginas. Parece que a leitura não vai acabar nunca. Como enfrentar isso com mais tranquilidade e assim obter satisfação no ato da leitura?


Uma excelente técnica para nos ajudar nesta missão está contida no livro, Como Ler Livros - O Guia Clássico para Leitura Inteligente, do filósofo, escritor e educador Mortimer J. Adler, e do intelectual Charles Van Doren. Foi publicado pela primeira vez em 1940, reeditado em 1966, e depois em 1972. A Editora É realizações o lançou novamente (vídeo) em 2010.

Como o próprio título diz, o livro se constitui em um "guia de compreensão" para o leitor comum, obrigado ou não a ler qualquer tipo de Literatura. O site, No mundo e nos do livros, publicou hoje uma lista com os principais tópicos desse clássico, que "aborda vários níveis de leitura e mostra como atingi-los - da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional".

Com referência aos autores, e baseado no conteúdo do livro, Jacques Philippe Sauvé, da UFPB, fez um resumo em pdf, com 43 slides, e disponibilizou na Internet. Você pode conferir neste link: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~copin/eventos/IWDCOPIN/apresentacoes/Comolerumlivro.pdf.  

Se você tem mesmo que ler um livro para cumprir uma tarefa escolar, por que foi sugerido para Vestibular, ou quer se dar bem em um concurso qualquer, ou se não for nada disso, mas quer uma boa dica de como fazer isso, veja o vídeo abaixo.


 


Imagem reprodução: nomundoenoslivros.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger