terça-feira, 31 de maio de 2011

Trabalhador brasileiro começou ontem a trabalhar para si mesmo. O resto é só imposto

O trabalhador brasileiro começou nesta segunda, 30/05/11, a ganhar a parte que lhe cabe do seu próprio salário. Até então, todos os dias trabalhados anteriormente foram sugados pela impiedosa carga tributária imposta pelo Governo Federal, estadual, municipal. Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgado recentemente, o brasileiro precisa trabalhar em média 149 dias apenas para sustentar a fome do Leão do Imposto de Renda, contribuição previdenciária obrigatória (INSS), e contribuição sindical. Incidentes diretamente no seu rendimento salarial.
A carga tributária excessiva e injusta, imposta ao contribuinte, continua com o consumo de bens e serviços, onde já estão inclusos impostos como: PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc. Sobre o patrimônio temos: IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR. Além de outras tributações como taxas e contribuições: limpeza pública, taxa de lixo, emissão de documentos, iluminação pública.

Isto é, o trabalhador irá mandar para os cofres públicos o equivalente a 4 meses e 29 dias de trabalho. O IBPT que apura este índice deste 2003, informa ainda que  naquele ano, isso correspondeu a 36,98% do rendimento bruto de cada pessoa sujeita às tributações e impostos. Esta percentagem só faz crescer, em 2009 comprometeu 40,15%.

Em relação a outros países, estamos quase empatados com a França em matéria de pagar impostos. Mas superamos países como a Espanha, e estamos bem longe dos EUA. Veja o quadro abaixo.


    Imagem/reprodução: notíciasR7

Conclusão: é muita contribuição para pouco retorno, considerando a qualidade dos serviços públicos básicos, como Saúde, Segurança, Educação. 

Click AQUI para calcular o peso dos impostos que carregamos.


Com informações: notíciasR7
Imagem:  mercosulnews.
         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger