sexta-feira, 2 de setembro de 2011

E-mail - Verdadeiro ou Farsa?

Tem causado indignação e muitas vezes até revolta, a postura anti-jornalistica da mídia corporativa no Brasil a produzir factóides, mentiras e meias-verdades. Para comprovar o fato basta checar as principais revistas semanais e os jornalões que circulam por aí, incluindo suas versões on-line. Se nos aprofundarmos um pouco mais na pesquisa sobre a veracidade dos fatos publicados, fatalmente chegaremos a conclusão que grande parte das informações são incorretas, e não tem valor nenhum como informação esclarecedora.
O resultado, é a propagação do falso como verdadeiro, a produzir desinformação e confusão.

O mesmo ocorre no meio eletrônico na troca de e-mails. A grande maioria dos usuários se limita a repassar conteúdos que nem sempre são verdadeiros. Isto é, ainda persistem nas caixas postais um grande número de spams, correntes, pedidos de ajuda, hoaxes, pulhas virtuais. Comummente solicitando o repasse urgente para todos da lista. Claro! 99,9% trata-se de um engodo. O intuito é o de sempre. Simplesmente surrupiar endereços eletrônicos. Nada de novo. Mas o processo continua a proliferar na Rede.

Um dos sites que tem por finalidade desvendar e desmistificar todo esse lixo a entulhar a Internet, é o E-farsas.com. Já referido por aqui, em diversas ocasiões. O portal, mensalmente reúne o que rola no universo on-line de bizarro, de falso, ou de mais ou menos verdadeiro, ou, comprovadamente falso.

No mês de Agosto passado, quase certeza que ao abrir sua caixa postal, deu de cara com um e-mail cujo remetente supostamente seria a multi nacional Nestlé. No qual solicitava que fossem recolhidos todos os potes de Food Bebê Banana, pois o produto conteria cacos de vidro. Todas as embalagens com o código de barras número 761303308973 com validade para 2012, deveriam ser postos fora. O E-farsas correu atrás e comprovou a verdade. De fato um consumidor encontrou um caco de vidro dentro de um pote do alimento infantil. Mas isso aconteceu na França. Os três primeiros dígitos do código de barras indica o país de fabricação. Por exemplo, "761" significa que o produto é fabricado na Suíça. No Brasil, se inicia com "789". Na verdade existiu um recall do produto apenas na França. Para o Brasil a história é falsa.

A classe dos Bancários não teve dúvida ao repassar uma corrente que pedia para ajudar na busca do filho de um funcionário do Banco do Brasil de Franca. O desaparecimento do menino realmente aconteceu. Foi em Portugal, e a criança foi encontrada em 2007. Alguém viu na Internet, aproveitou os dados do e-mail (endereço,telefones) e criou a  história dando origem a corrente falsa.

Existiram mais alguns e-mails detectados como falsos pelo E-Farsas que rolaram durante o mês passado, apesar de não serem novidades, talvez você tenha recebido. Seguem exemplos.

Circula aquele que menciona que uma tal Dra. Luciana Cini  estaria disponibilizando vagas para tratamento de câncer, gratuitamente, sem fila de espera. Não é verdade.

Talvez você tenha recebido a incrível história da empresa chinesa Beagle Steak que ia começar a vender carne de cachorro aqui no Brasil. A história não é bem essa.

O E-farsas também pesquisou sobre a história da família da garota Ashley Flores , desaparecida há 2 semanas. Descobriu que a corrente circula há muito tempo, e não é real.

Dentre os conteúdos estudados pelo site, recentemente vinculados por e-mail, aparecem também:
- árvores cobertas de teias de aranha no Paquistão!
- O caso do mexicano que encontrou uma fada e estava cobrando para exibi-la às pessoas. Descoberto que e o falsário estava enganando a população com uma boneca em miniatura da personagem Pixie – dos X-Men.    
- Sobre as fotos de um ipê amarelo, que serrado e transformado em poste, criou raízes e flores. História comprovada como verdadeira.

O E-Farsas é atualizado diariamente. Há outras atividades desenvolvidas que o tornam um site indispensável para quem quer navegar com tranquilidade, e contribuir para uma Internet limpa e cada vez mais verdadeira.

         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger