quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dividocracia (Dedtocracy) - documentário sobre a crise na Grécia

Produzido de forma independente pelos jornalistas, Aris Hatzistefanou e Katerina Kitidi, com apoio de Leonidas Vatikiotis, responsável pelas pesquisas na área econômica. Este documentário só foi possível graças a uma campanha de doações realizada através das redes sociais. Retrata de uma maneira original um outro ângulo não mostrado pela mídia em geral, sobre a crise econômica-social que se passa a Grécia há algum tempo.
A versão legendada surgiu em maio deste ano e ganhou a grande Rede no mês seguinte, quando foi publicada no Blog do Nassif, por Luiz Lima.

O conteúdo do documentário questiona a legitimidade da dívida pública da Grécia, e propõe soluções alternativas. Debate as causas. Discute a teoria de que a dívida pode ser considerada ilegal. Considera a possibilidade do não pagamento, ou de uma renegociação visando a redução do montante da dívida. Posto que esta não foi contraída em benefício do próprio povo.

A tensão na Grécia aumentou nesta quarta, 19/10/11, quando manifestantes tomaram as ruas em protesto, anunciando uma greve de 48 horas. Enquanto isso, o Parlamento se reunia para votar medidas de austeridade para salvar a economia do país. Essas medidas foram impostas pela chamada, troika, formada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, como condição para novos empréstimos. Inclui demissões no setor público, corte de gastos, aumento de impostos e taxas, além de cortes de salários e benefícios para aposentados.

O momento atual testemunha a mais recente ironia da história. A Grécia, berço da democracia, entra em confronto direto com o capitalismo, que se revela nocivo aos interesses e ao bem estar geral do seu povo. A crise pode se alastrar por toda a zona do euro.

Abaixo o documentário em duas versões. A segunda com opção em vários idiomas. Confira e reflita.



Canal: sebmellovip.



Debtocracy International Version por BitsnBytes





Via: Redecastorphoto. 
Imagem: espontaneolx.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger