terça-feira, 25 de outubro de 2011

ISO 26000 - Guia sobre responsabilidade social [vídeo]

A Norma internacional ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social, foi lançada em Genebra, na Suiça, e publicada em Novembro/2010. No Brasil, em 08 de Dezembro do mesmo ano, a ABNT (Associação Brasileira de Normais Técnicas) apresentou a versão em português. De lá pra cá muitos seminários e Workshops vem acontecendo no Brasil e em diversos países. A finalidade é divulgar o objetivo desta Norma, bem como as diretrizes de implantação nos diversos tipos de organizações.
A ISO 26000 não é certificável, isto é, não oferece selos e certificados de Responsabilidade Socioambiental. Visa orientar organizações de todos os tipos e tamanho, para voluntariamente incorporar a sua cultura e política, conceitos e normas sócioambientais, para que estas sejam colocadas em prática em suas decisões e atividades. O que implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável.

As normas da ISO 26000 levaram 5 anos para serem elaboradas. Envolveu 450 especialistas de 99 países, mais de 200 observadores e 42 organizações. Participaram da elaboração, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, a Organização Mundial da Saúde - OMS.   

O documento representa um marco e uma referência mundial para todas as corporações. Não somente em relação à responsabilidade social e ao meio ambiente, mas também é um grande estimulo para que todas as empresas passem a considerar efetivamente, temas relevantes, como: direitos humanos universais, direito do consumidor externo e interno, relacionamento com fornecedores, a exploração de recursos naturais, desenvolvimento tecnológico e mudanças institucionais, necessidades das gerações atuais e futuras, relação capital-trabalho.

Em Setembro, a ISO 26000, chegou a Porto Alegre. O seminário foi promovido pela Federeção Única dos Petroleiros (FUP). E, amanhã, 26/10/11, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), promove um  workshop para divulgar a ABNT NBR ISO 26000: 2010, Norma Internacional de Responsabilidade Social. 

Veja o vídeo promocional, produzido pela ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normalização).





Clique para saber mais.




Fonte: Inmetro.gov.br
Imagem: qualyteam
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger