segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IBGE faz adaptações no cálculo do índice de inflação para 2012

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revisou a metodologia de cálculo da inflação para este ano. Mudanças no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para adequar aos hábitos de consumo dos brasileiros, determinaram a revisão e adaptação do rol de produtos considerados para o cálculo da inflação. A divulgação mensal do IPCA é de responsabilidade do IBGE, e serve como referência para que o Governo fixe as metas de inflação.
Segundo as Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2088-2009, muita coisa mudou desde 2006, quando o IPCA foi atualizado pela última vez. 

A revisão do cálculo já está em vigor desde a última Quarta-feira (11), quando o IBGE retirou da conta o chope, o bacalhau, e o chuchu, e mais 48 itens. E incluiu 32 novos produtos, como o salmão, o morango, o chuveiro elétrico e o telefone com internet. 


Reprodução/AgênciaBrasil.


Com esta adaptação há de se esperar um índice de inflação menor para este ano. Mesmo antes do anúncio da nova formula de calculo, instituições financeiras já haviam reduzido a projeção de inflação para 2012. Por exemplo, o Banco Itaú reajustou a previsão de 5,75% para 5,25%, e a consultora Sul América Investimentos, baixou de 5,3% para 5%.


Diga-se de passagem, finalmente foi retirado da lista de produtos considerados para o cálculo, o chuchu, considerado durante muito tempo o vilão da inflação. Conforme dito por um dos homens mais inteligentes do Brasil, Mário Henrique Simonsen, que atuou na área econômica do Governo Ernesto Geisel, Fazenda; do Governo Figueiredo, Planejamento, e antes (1960) Presidente do Banco Central no de Governo Castelo Branco. No momento atual, propício citar uma frase sua, excetuando-se as famosas frases sobre inflação, ditas´por muitos sobre o monstro que apavorou o trabalhador brasileiro por muito tempo. Simonsen, disse em uma entrevista: " No dia em que eles descerem os morros do Rio, famintos e desnorteados, como soldados abandonados por seus generais, eles tomarão conta da cidade, da zona norte, sul e as classes médias e ricas serão prisioneiras de suas próprias avarezas e descuidos com os mais pobres. Será como um exército de centuriões romanos, de olhos arregalados, famélicos, entorpecidos e desesperados, tentando a última conquista antes da morte".

Com base em 365 itens considerados, o IBGE deve divulgar até o dia 10 de Fevereiro, a inflação de Janeiro deste ano. A meta do Governo para 2012, é que o índice fique abaixo de 2012. No ano passado o IPCA ficou em 6,5%, o mais alto desde 2004, acima da meta de 4,5%. Mas dentro do máximo previsto de dois pontos percentuais acima. 


Fonte: Agência Brasil.
Com informações: Band.com.br/economia.
Imagem: TodoDiaEconomia.   

   
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger