quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia Internacional do Maçom

Aos 22 dias do mês de Fevereiro do ano de 1732 da era cristã, nasceu em Bridges Creek, na Viriginia (EUA), GEORGE WASHINGTON, o principal artífice da independência dos Estados Unidos. No mesmo dia do mesmo mês em 1994, e durante os dois dias antecedentes realizou-se em Washington (EUA), a Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas maçônicas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).
Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o Dia Internacional do Maçom.

Data escolhida por ser o aniversário daquele grande Maçom, eleito presidente da Assembléia Constituinte que redigiu a Constituição Federal dos EUA, espelho da Carta Magna do nosso país. Uma homenagem celebrada por diversas Potencias e Obediências em que se subdivide a Maçonaria Universal.

George Washington, defensor da Democracia, foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos, e permitiu que seu país emergisse como uma nação verdadeiramente voltada aos interesses do seu povo. Não obstante suas relações diplomáticas internacionais insatisfatórias com alguns países, na era comtemporânea.

Washington, foi iniciado na Maçonaria no dia 4 de Novembro de 1752, na Loja Fredericksburg nº 4, no Estado da Virgínia. A Maçonaria teve início nos Estados Unidos em 23 de Abril de 1730, no Estado de Massachussets, dois anos antes do nascimento deste que foi o baluarte da Maçonaria americana, e memorável estadista.

O legado de George Washington continua até hoje na capital do país (Washington D.C.) que leva o seu nome. Foi ele que lançou a pedra fundamental do Capitólio, sede do Congresso americano, símbolo da República. Mais de 2 milhões de maçons norte-americanos na década de 1920, construíram o George Wasnhington Masonic Memorial
"Para inspirar a humanidade através da educação, e promover as virtudes, caráter e visão de George Washington. O homem, o Maçom e Pai de nosso País". 


Imagem reprodução/gwmemorial.org

Neste dia, resplandece toda a fraternidade e solidariedade dos iniciados nos mais longínquos lugares do mundo. Independentemente da filiação, em todas os desdobramentos da nobre arte.


Ao fixar o dia 22 de Fevereiro como Dia Internacional do Maçom, a Maçonaria Universal presta uma homenagem  justa e perfeita ao venarabilissimo maçom George Washington. Um exemplo que entrou definitivamente para a história universal como um grande defensor da Democracia, objetivando o bem estar geral do povo americano, e por extensão à toda a humanidade.    



Fonte da informações: Samaúna.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Biblioteca Maçônica.
Maior acervo maçônico disponível na internet.
http://bibliotecadidigital.blogspot.com/p/biblioteca-maconica.html
Muitos livros para leitura online.
www.bibliotecadidigital.blogspot.com

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger