sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fim do Horário de Verão

Termina neste sábado (25), o horário de verão. À meia-noite deste sábado os moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e os moradores do Estado da Bahia deverão atrasar seus relógios em uma hora. Esta é a 38ª vez que o Governo Federal determina a adoção da medida com o objetivo de economizar energia e diminuir o consumo em horários de pico. A estimativa do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) é de que o horário de verão permitiu uma economia de R$ 75 a R$100 milhões para o país.
Uma redução entre 4 e 5% no consumo de energia, nas regiões onde o sistema foi adotado. Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, o ganho para a sociedade está no aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia, sem ter que fazer novos investimentos em usinas hidrelédricas ou acionar usinas termelétricas para complementar o fornecimento.


Mesmo que boa parte da sociedade tenha dificuldades em se adaptar ao horário de verão, o aproveitamento da luminosidade natural, o consumidor fica livre de ter que arcar com possível reajuste em virtude do aumento de consumo energia, conclui Grütdtner. O Brasil segue o exemplo de vários países que fazem a mudança do horário normal, para aproveitar a luz natural.

A medida sempre acontece nesta época do ano em virtude do aumento da demanda por energia, ocasionada pelo calor e o aumento da produção industrial, quando vem chegando as comemorações natalinas.

Para as regiões Norte e Nordeste não há necessidade de se adotar o horário de verão, devido a proximidade com a Linha do Equador. Isso faz com que a duração dos dias não tenha alteração significa tiva em relação a luminosidade natural. 

Este ano, o horário de verão durou 7 dias a mais. O período normal, que termina sempre no terceiro domingo do mês de Fevereiro for acrescido em virtude de coincidir com a Folia de Carnaval.   

Recomeçamos, a partir de Domingo, um novo período de readaptação do relógio biológico. O que não é fácil para o organismo humano.



Informações: Agência Brasil/Sabrina Craide/Ed.Fernando Fraga.
Imagem: Bahia247.

            
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger