sexta-feira, 2 de março de 2012

Curiosidade: as palavras mais consultadas no Dicionário Priberam em 2011

Mais de 220 milhões de consultas online foram feitas durante o ano de 2011 no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. A palavra mais consultada foi nostalgia, com mais de 185 mil consultas. A segunda foi Amor, que no ano de 2010 foi a primeira mais consultada. O resultado surpreendente levou Cláudia Pinto, responsável pela divulgação dos dados estatísticos no Blogue do Site, à seguinte indagação: "Será um reflexo da recente vaga de emigração (portuguesa e não só)? Ou será porque a UNESCO distinguiu o Fado com o estatuto de patrimônio imaterial da humanidade? O que teria acontecido ao Amor no segundo semestre de 2011?" 

A curiosidade fica por conta da queda nas consultas do termo Amor. Será que diminuiu o interesse das pessoas em pesquisar o real significado desta palavra? Ou descobriram por si só o valor do sentimento? Indago eu. Lembrando, o país de origem do site do Dicionário Priberam, é Portugal. Porém, o balanço das consultas certamente levou em conta a totalidade de acessos.

Veja no gráfico abaixo as dez palavras mais consultadas. Entre elas: mal e mau, que no Brasil tem a mesma pronuncia. Com certeza, buscada para lembrar uma questão ortográfica.




Abaixo comparativo entre as campeãs.



"Brasil, Portugal e Estados Unidos são os três países a partir dos quais são feitos mais acessos a este dicionário online. Seguem-se Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Angola, Itália e Moçambique".



Via: BloguedaPriberam.
Imagem: Noticias.sapo.pt

       
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger