quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da mulher: homenagem com humor e um pouco de história

É meu camarada, ao longo do tempo elas foram oprimidas e relegadas a um segundo plano na sociedade. Nas brumas obscuras da Idade Média eram queimadas em fogueiras, caso resolvessem manifestar qualquer capacidade de conhecimento. Por muito tempo estigmatizadas como seres subalternos, pouco a pouco foram conquistando seu espaço com muita coragem, até chegarem ao poder, em pé de igualdade com os homens.
Entretanto, até os dias de hoje são vítimas de preconceitos e discriminações. Exclusivamente no campo profissional, não obstante provarem que são capazes tanto quanto os homens, inclusive no mundo da política.

Posto que no passado, era inadmissível que uma mulher viesse a ocupar um cargo público, elas foram a luta e demonstraram que podiam ser melhores que muitos homens como representantes da sociedade. Hoje, desempenham atribições com muita competência, em uma área em que antes era exclusividade masculina. Dois grandes exemplos na recente história politica da América Latina, Cristina Kirchner e Dilma Roussef, comprovam que a evolução politico-social das mulheres apenas começou. 

Participando da homenagem ao Dia Internacional da Mulheres, desta vez fiz como o Tarso. Escolhi uma charge. Afinal, este dia deve ser comemorado além de tudo, com muito bom humor. 


Sabe porque do bom humor? Para amenizar a lembrança de que a data refere-se a um trágico acontecimento ocorrido em uma fábrica localizada na cidade americana de Nova York, em 08/03/1857. Naquele dia, as operárias tomaram a fábrica, e deflagraram uma greve geral. Revindicavam condições dignas de trabalho. Redução das horas trabalhadas (16 por dia) para 10 horas diárias; aumento salarial (ganhavam 1/3 do que ganhavam os homens para executar o mesmo serviço), e tratamento digno no ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida violentamente. Opressores e déspotas trancaram as operárias em um galpão. Morreram 130 tecelãs carbonizadas, neste ato cruel e desumano. A data jamais foi esquecida, mas somente em 1910, em uma conferência na Dinamarca, foi decidido que o dia 08 de Março seria o "Dia Internacional da Mulher". Em homenagem às mulheres que morreram naquela fábrica e a todas as mulheres do mundo.

Fonte das informações: SuaPesquisa.com
Imagem: Terradedireitos.      

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger