sexta-feira, 15 de junho de 2012

Termina hoje o prazo de inscrições para o Enem 2012

O prazo de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 será encerrado às 23h59 desta sexta-feira (15). Até o começo da manhã de hoje foram registradas mais de 5 milhões de inscrições. Visando o aperfeiçoamento contínuo do processo, o MEC anunciou algumas mudanças exclusivamente no sistema de avaliação e correção das redações para este ano. É importante rever o pronunciamento do Ministro da Educação, Aloizo Mercadante, sobre as novas regras, anunciadas no final do mês de Maio.
Veja abaixo a primeira parte do video. Conforme noticiado pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mês de Julho será enviado aos candidatos, um guia com as explicações sobre as novas regras de correção da redação. "Esse manual, que estará disponível no portal do MEC, trará exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada uma das cinco competências exigidas para a Redação. E também trará exemplos de redação de excelência", disse o ministro Aloizio Mercadante.

Após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. E que todos os estudantes poderão ter acesso à redação, conforme acordo com a Justiça.  "Estamos definindo como será essa operacionalização para ter segurança no processo", adiantou o ministro Mercadante.



Parte 2 aqui.

Tendo em vista que as provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília), é possível reservar um tempinho para dar uma checada em alguns sites que certamente poderão ajudar na preparação para o Exame. Em uma rápida pesquisa na Internet, achei o SitedoEnem.org, EnemDicas.com, e o canal Dicas para o Enem 2012, do Brasil Escola.com.

Vale lembrar que a participação no Enem, também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento ao ensino superior. Como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência  sem Fronteiras. A divulgação do Gabarito está prevista para o dia 7 de Novembro, e o resultado final para 28 de Dezembro.

Informações: Inep/Mec.gov
Imagem: Opovo/educação.        
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger