quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dia do Futebol. Algumas curiosidades sobre o esporte que virou paixão nacional

Ninguém sabe explicar direito a paixão do brasileiro por esse esporte que é praticado em quase todo o mundo. A verdade é que nenhuma nação reverencia tanto o Futebol como o povo brasileiro, apesar dos ares de requinte que existe na Europa em relação ao esporte, onde atuam verdadeiros astros da arte oriundos de todas as partes do mundo. Mas, o Brasil sempre foi celeiro de craques que formam uma constelação que sempre brilhará em todo o universo.
Há pouco tempo, quando nascia um menino era costume no Brasil, o primeiro presente ser uma bola. Os tempos mudam, e os costumes também. Com a evolução do futebol, as meninas começaram a se sentirem atraídas pelo esporte, antes exclusividade masculina. Hoje, o futebol feminino também tem prestígio mundial, basta verificar que uma brasileira foi eleita a melhor do mundo nesse esporte, por duas vezes seguidas. E os craques brasileiros quase sempre estiveram entre os primeiros, quando não conquistaram o título de melhor do mundo por várias vezes.
Reza a história que o futebol tem origem nos longínquos tempos da idade média, onde se praticavam esportes semelhantes utilizando-se de uma bola ou coisa parecida. Entretanto, a comemoração do Dia Nacional do Futebol, 19 de Julho, está ligado ao time de futebol mais antigo do Brasil, o Sport Club Rio Grande. Neste dia, no ano de 1900, um alemão chamado Christian Moritz reuniu seus amigos e amigos de um Clube chamado Germânia, a fim de comemorar o seu 25º aniversário. Foi a data de fundação do Sport Club Rio Grande. A Ponte Preta, de Campinas-SP, nasceu 23 dias depois, em 11 de Agosto. Clubes como Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama e Vitória, surgiram antes do Rio Grande, mas não possuíam equipe de futebol. 

No Brasil, a história do Futebol começa com um paulistano chamado Charles Muller. Nascido no bairro do Brás em São Paulo, Charles então com 9 anos de idade viajou para a Inglaterra, para estudar. Ao voltar para o Brasil em 1894, trouxe de lá a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Pode-se afirmar que Muller foi então o precursor do esporte que viria a ser grande paixão do brasileiro até os dias atuais.


O primeiro jogo de futebol em solo brasileiro, aconteceu em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Naquele tempo o futebol era praticado apenas pelas pessoas que pertenciam à elite da sociedade, sendo vedada a participação de negros na prática do esporte. Como a história é mestra da vida, com o decorrer dos tempos o futebol disseminou-se e passou a ser praticado por todo o menino em qualquer lugar deste imenso Brasil. Onde existia um espaço livre, havia um grupo de "guris" que se reuniam para brincar de jogar futebol. Muitos dos futuros craques brasileiros surgiriam desse espaço que era chamado de "campinho". Foi de onde surgiu, Edson Arantes do Nascimento, apelidado de Pelé, negro que viria a ser aclamado no futuro como Rei do futebol. Muitos outros viriam depois, dos chamados "Terrão", canchas improvisadas de terra e sem grama existentes nas periferias das grandes cidades.

Voltando a história antiga sobre o surgimento dos clubes de futebol tal qual conhecemos hoje, chegamos ao ano de 1863, onde encontramos os representantes dos clubes de futebol ingleses. Após várias reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association. E redigiram as primeiras regras a serem seguidas. Só alguns anos depois, em 1870, foi determinado que os times passariam a ter oficialmente 11 jogadores de cada lado.

Mais curiosidades sobre o Futebol.   

A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra.
O jogo foi em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.
A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904.
Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.
Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906.
Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller trouxe duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1).

Entretanto, nenhuma seleção brasileira de futebol foi tão empolgante como a de 1970. Os onze craques da chamada seleção canarinha eram simplesmente fantásticos. Tanto, que na sabedoria popular ficou famoso o dito popular, que se àqueles jogadores demorassem um pouco mais para nascer, nasceriam bola.

 Imagem reprodução/Portal Ig

Além dos fantásticos craques que compunham a mais famosa seleção brasileira de futebol, tri-campeã mundial  no ano de 1970, como Gerson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Clodoaldo e o próprio Pelé, o futebol brasileiro produziu craques que entraram para história. Como Leônidas, chamado Diamante Negro, inventor da jogada conhecida como "bicicleta", e Garrincha, craque botafoguense das pernas tortas que driblava os adversários como ninguém. Depois, bem mais tarde surgiriam, Sócrates, Zico, Junior, Falcão e muitos outros. 

Os saudosistas deverão lembrar de jogadores que marcaram época como Coutinho, Mengálvio, Pelé e Pepe, conhecido pelo seu potente chute (declarou recentemente que o maior artilheiro da Vila Belmiro foi ele, pois "Pelé era do outro mundo"), todos jogadores do Santos que na época era um time imbatível. 

Por essas e tantas outras é que a maior torcida do mundo declara-se torcedor do Flamengo até morrer. Outros milhões quando vão ao estádio, gritam: "Sou louco por ti Corinthians". Outros tantos, cantam "até a pé nós iremos, onde o Grêmio estiver".  É a paixão inexplicável pelo Futebol. 


Fonte: Portal São Francisco 
Informações: CBF
Imagens: dreamstime.


         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger