sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gripe A H1N1 - tratamento, prevenção e informação

O medicamento oseltamivir (tamiflu), que é usado no tratamento da gripe, passou a ser comercializado nas farmácias de todo o país. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem por finalidade facilitar o acesso da população ao antiviral, que já é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), às pessoas necessitadas. Para retirar, basta apresentação da receita médica.
O Ministério da Saúde por meio de nota técnica, reforçou orientação aos profissionais de saúde para seguirem o novo Protocolo de Tratamento da Influenza, quanto ao tratamento da gripe A, conhecida também como H1N1, ou gripe suína.

O vírus da gripe A H1N1, ainda circula no mundo inteiro, mais é pouco provável que ocorram epidemias, como a pandemia de 2009, quando o vírus surgiu no México. Ouça matéria sobre o assunto constante do Blog da Saúde. (http://www.blog.saude.gov.br/sus-esta-preparado-para-atender-casos-de-gripe/).

sa
 
Todavia, é fundamental relembrar certos procedimentos para se prevenir quanto ao contágio do vírus. Cuidados essenciais como a higiene pessoal (lavar as mãos sempre), manter ambientes ventilados, e uma alimentação adequada merecem a devida atenção. 


A Secretaria de Saúde do Estado (SESA), informa que o Ministério da Saúde enviará ao Paraná mais de 200 mil doses de vacina contra a gripe.


Fonte e imagem: Blog da Saúde 
Informações: http://www.sesa.pr.gov.br/  
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 comments:

Anônimo disse...

Influenza H1N1 - 2013.
(Boa Notícia)
A vacina, que foi modificada em relação à do ano passado, oferece proteção contra 3 vírus - Influenza A do grupo H1N1, Influenza A do grupo H3N2 e Influenza do tipo B todos causantes de gripes sazonais.

-----

(Má notícia)

Para alguns países o inverno já chegou e com ele, o vírus H1N1 agora em transformação e mais resistente à medicamentos. Quando o ciclo das estações mudar e aqui for inverno e muitas migrações tiverem sido feitas {viagens de estrangeiros (transportando o vírus) visitando nosso país} saberemos então, qual estrago o H1N1 novo fará. Por isso, devemos ter cautela e agir antes (Governo) desta mudança de ciclo.

A minha tentativa de discussão aqui é que haja uma mobilização sócio/governamental anterior como prevenção de H1N1; Que haja liberação de vacinas antes do período de transição das estações (verão,outono,inverno) principalmente para o Rio Grande do Sul já que sofremos mais com a migração de viajantes transportando o vírus e frentes frias advindas da Argentina/Uruguay e ficamos mais susceptíveis a gripes e resfriados criando desta forma uma abertura para a GRIPE A e assim, um favorecimento para a disseminação da mesma. Portanto, atenção Governo Federal, Estadual e demais, previnam-se antes e como um todo (País) para que não hajam mais "óbitos sazonais" por vírus, precisamos reduzir e erradicar esta gripe mortal.

Dr. Abraão Rosah.

Anônimo disse...

Seu pedido e sua campanha nas redes sociais e junto ao governo foi atendido Dr. Abraão Rosah, parece q irão fornecer antes as vacinas neste ano, meados de abril; diferente dos dois ultimos anos que entregaram depois q td mundo ja tinha pego o virus. Esforço reconhecido, prbens. Vlw.

Anônimo disse...

AGORA É CERTO! APARTIR DE 15 DE ABRIL JA TEREMOS DOSES DA VACINA EM TODO O BRASIL COM REFORÇO PARA A REGIÃO SUL.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger