quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A diferença entre informação, conhecimento e sabedoria

Hoje em dia com o avanço da tecnologia e a propagação rápida da Internet, há uma facilidade enorme em se obter informação. Todavia, estar bem informado vai depender da fonte consultada. Ela, é quem determina a qualidade e a relevância da informação, posto que vários canais se propõem a oferecer versões diferentes dos fatos, que acabam por confundir, e no fundo desinformar.
A verdade contida nos fatos, muitas vezes maquiada, sugere erros de interpretação. A qualidade da informação irá depender da credibilidade e do alcance do orgão de divulgação junto ao grande público. Apesar da Internet ter chegado à muitas pessoas, no Brasil são poucas as redes de TV e jornais que se sobressaem e conseguem atingir a grande massa. Dado a falta de opção, sem considerar aqueles que tem condições de acessar com maior frequência a grande rede, a formação de um juízo perfeito sobre as notícias ou fatos que acontecem, fica limitado, prejudicado. Portanto, quanto mais fontes disponíveis, melhor informadas estarão as pessoas.

Por outro lado, podemos dizer que de um modo geral, o acesso ao conhecimento vem se tornando cada vez mais fácil. Justamente por causa da popularização da Internet, cidadãos e cidadãs tem à sua disposição um universo de novas opções de fontes de informação não só quantitativa, mas qualitativa também. A possibilidade de adquirir conhecimento através web, aumentou consideralvelmente, devido ao descobrimento pelos internautas, da chamada mídia alternativa e do crescente volume de informações fidedignas produzidas pela Blogosfera. Jornalistas consagrados, escritores, estudiosos dos mais variados ramos estão compartilhando e divulgando os frutos do seu trabalho através de blogs, ou sites pessoais. 

Esta realidade nos leva a constatar que, conhecimento e informação andam lado a lado. Separados apenas por um clique. Mesmo quando vamos buscar a definição correta nos dicionários, fica evidente a co-relação existente entre esses termos. É possível até, encontrar ajuda em tempo real de bons professores de português. Se acrescentarmos uma pequena dose de esforço na pesquisa sobre esses termos, fatalmente chegaremos à palavra sabedoria. Vocábulo que completaria a tríade do saber.

Então, qual seria a principal diferença entre informação, conhecimento e sabedoria? Esta pergunta foi feita ao escritor e educador, Mustafá Ali Kanso, por uma auxiliar de ensino em Educação Infantil durante um treinamento de professores. O escritor considera em sua resposta, uma abrangência maior sobre o conceito de sabedoria que nos leva a uma reflexão. Além da dedicação à leitura e busca constante por conhecimentos, a sabedoria exige experiência e afeto, fala o professor. Pode parecer estranho e fora de moda, mas é aí que reside toda a diferença. -"Enquanto a informação pode modificar o meu discurso e o conhecimento,  a minha conduta - só a sabedoria é capaz de modificar o meu caráter e, assim,  me transformar a cada dia num ser humano melhor!", diz Mustafá. "Como buscadores que somos, que a luz de nossa candeia (minha e sua), sirva todos dias para iluminar alguém", conclui o escritor.

Ao responder a questão, Mustafá Ali Kanso narrou uma experiência vivida por ele mesmo, descrita na íntegra em um artigo publicado no site HypeScience.  


Imagem: dreamstime

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger