terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sonda Curiosity pousa em Marte [vídeo]

A Sonda Curiosity (curiosidade, em português) pousou na superfície do planeta Marte neste Domingo. Veja um pequeno vídeo que mostra sequência fotos em miniatura documentando os 2,5 minutos antes do pouso. A Nasa anunciou que este é o primeiro laboratório móvel da ciência enviado a um mundo distante. A Sonda permanecerá por dois anos em solo marciano procurando sinais de que um dia já existiu vida no planeta. 
O projeto do laboratório robótico custou US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões), foi lançado em 26 de novembro de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) e navegou 566 milhões de quilômetros, antes de chegar à atmosfera de Marte, a uma velocidade equivalente a 17 vezes a velocidade do som antes de chegar à atmosfera de Marte.




Segundo os responsáveis pelo projeto, a nave conseguiu sobreviver aos que eles chamam de “sete minutos de terror”, tempo que durou a dramática e perigosa descida. Veja abaixo a simulação do que ocorreu para ter uma idéia do projeto (clique no botão "CC" para traduzir a legenda).




Abaixo a simulação da descida.



Fonte e imagem: hypescience
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger