domingo, 16 de setembro de 2012

Eleições - os bastidores da campanha para vereador

Enquanto a mídia focaliza nos candidatos às prefeituras, nossa percepção das campanhas dos postulantes à Câmara municipal, se restringe a poucos segundos de aparição no horário eleitoral gratuito da TV . Muito pouco ficamos sabendo da identidade verdadeira dos candidatos a vereador. O perfil político e pessoal do candidato, não vai além do que consta do famigerado "santinho", distribuído sem medida em toda campanha.
O que costuma chamar mais a atenção, é o nome de registro de candidatura, muitas vezes bizarro, escolhido intencionalmente para esse fim. Isso ocorre com a maioria. Seja nas capitais, cidades de grande e médio porte, ou nas pequenas cidades do interior. Porém, a realidade do que acontece nos bastidores das campanhas para vereador, nem de longe chega ao conhecimento da maioria dos eleitores.

O programa Observatório da Imprensa do último dia 11/09/12, mostrou um projeto desenvolvido pelo Jornal da Tarde de São Paulo, criado para desvendar os bastidores da campanha daqueles que pleiteiam uma vaga na câmara municipal. Um repórter do jornal, inscreveu-se como candidato. Faz campanha e tudo mais. E publica diariamente o resultado de sua experiência em seu blog, chamado "Candidato Acidental". Mas ninguém sabe quem ele é.

O apresentador, jornalista Alberto Dines, debateu este projeto com seus convidados. Entre eles, o editor-chefe do jornal da Tarde, Décio Trujilo, a representante do movimento Voto consciente, Sônia Barboza, e o cientista político e professor da PUC-Rio, Cesar Romero Jacob.

Veja abaixo, a íntegra do programa que traz a entrevista realizada com o repórter, relatando sua experiência e todas as nuances de uma campanha eleitoral para vereador. Onde por exemplo, andar dentro da Lei é sinônimo de prejuízo. Conforme escrito por ele mesmo em uma de suas matérias, no blog.




Imagem: reprodução/Portalesp
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger