sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ainda sobre o tema Esquerda e Direita

Vejam, caríssimos leitores, como a Internet é um mundo deveras surpreendente. Antes, devo mencionar o porque desta "brilhante" e "inédita" afirmação. Certa ocasião, em uma dessas conversas informais que acontecem em um evento qualquer, discutia-se sobre o assunto recorrente do momento. Estávamos na eminência do pleito das eleições municipais, o assunto não podia ser outro senão política. Lembro-me que em dado momento da conversa, um jovem me fez a seguinte pergunta: e o Senhor, é direitista ou esquerdista?
Diante da inesperada pergunta, pensei por alguns instantes antes de responder. Não queria ferir suscetibilidades. O ambiente sugeria apenas uma comemoração trivial entre amigos, antes que um debate político. Qualquer resposta poderia revelar uma posição radical não conveniente para o momento. Até porque radicalismos não levam a nada. Ou melhor, pode até gerar violência e terrorismo. Então, preferi responder de acordo com meus princípios, minha experiência, a realidade em que vivi,  e minha formação educacional. Minha tendência seria mais à esquerda, mas não tão radical ao ponto de abraçar antigos conceitos ideológicos. Porém, não desprezo totalmente o socialismo diante da extrema desigualdade que mostra a realidade do nosso país.   


Não sou filiado a nenhum partido. Não tenho nada contra quem tem uma posição política divergente. Se refletirmos bem, não existe partido político que possa se auto-proclamar incorruptível. Nossa realidade política demonstra isso, infelizmente. Acredito, no entanto, que os preceitos Democracia, tão vilipendiada em nosso país nos leva sempre a admitir a tolerância do pensamento contrário ao nosso. Não é verdade?

Não tive certeza que a resposta foi suficientemente convincente para satisfazer o interlocutor. Pareceu satisfeito. Não houve questionamento, e o caminho da prosa seguiu ritmo normal dentro do clima amistoso da reunião. Entretanto, mais tarde refletindo sobre a pergunta daquele jovem, como de costume pesquisei um pouco mais sobre os termos Esquerda e Direita no desejo de firmar uma posição mais convicta sobre a origem dos termos. Resultou em uma pequena matéria que publiquei na Quarta-feira (31/10) aqui no blog.

De volta ao ponto, quando me referi no início que a Internet surpreende a quem dela faz uso, além de tudo para buscar conhecimento, me deparei com um texto de autoria de Mearaldo Zisman, terapeuta de jovens,  publicado no site Direto da Redação em 08/11/12. Interessante observar no contexto, o mesmo tema. Inclusive a imagem ilustrativa, por pura coincidência é a mesma utilizada na publicação seguinte do Blog do Guara. Confira o referido texto na íntegra (http://www.diretodaredacao.com/noticia/ser-de-direita-ou-de-esquerda).   


Imagem: internet 
             
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger