quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chuteira de Ouro - O exemplo de Cristiano Ronaldo

Engana-se quem pensa que o futebol, assim como a religião, seja o ópio do povo, e que os grandes craques são desprovidos de sentimentos nobres. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, anunciou no início do mês que  irá doar a chuteira de ouro que recebeu como prêmio em 2011, estimada no valor de 1,5 milhão de euros, para apoio a entidades de educação da Palestina.
O prêmio "chuteira de ouro" é concedido ao jogador com maior número de gols em competições europeias durante a temporada. Cristiano marcou 41 gols, contra 30 de Lionel Messi, o melhor do mundo atualmente, e seu principal rival na disputa.
 
Há quem o ache meio "marrento" e arrogante, mas não se pode negar seu grande talento com a bola que o colocou sempre entre os melhores do mundo na modalidade. O gesto do jogador não é novidade. Em outra ocasião leiloou parte de suas chuteiras e uniformes também para arrecadar fundos para a Palestina.


O valor da chuteira equivale a mais que um salário mensal do jogador. Mas, o ato em si vai além de valores monetários. É um exemplo de cidadania e humanismo cada vez mais raro entre jovens e adultos em todo o mundo. 

No Brasil, temos alguns poucos exemplos de atos nobreza entre craques consagrados. No momento, fora o comportamento de alguns para permanecer sempre na mídia e outros que nela aparecem negativamente por conduta imprópria, temos ação de Romário (agora deputado) junto à entidade de assistência às crianças portadoras de deficiência física. 
Leonardo, Raí, Cafu, todos integrantes da seleção brasileira fundaram institutos de apoio a crianças e adolescentes carentes para a prática de esportes. Além do Dr. Sócrates, o jogador brasileiro mais atuante na política do Brasil. O craque consagrado no Corinthians e seleção, falecido ano passado, participou ativamente nas campanhas pelo democracia no país.
Todavia, lamentavelmente há uma legião de jogadores milionários e alienados, falsos heróis sem caráter, amor à pátria e despolitizados.


Fonte: VioMundo
informação e imagens: lanceactivo  

    
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger