terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Wikipédia - 12 anos. Você sabe como funciona a encicoplédia livre?

A Wikipédia, enciclopédia livre, mesmo perdendo editores se consolidou como um instrumento valioso para quem busca conhecimento através da Grande Rede, e sabe como utiliza-lo. São milhões de artigos escritos por colaboradores voluntários em todo o mundo. Muitos internautas e usuários questionam a qualidade do seu conteúdo, mas quem a leva a sério afirma que ela tem seus méritos, considerando a legitimidade da fonte das informações.
Confira uma matéria de autoria de Luciana Zaramela, exclusiva para o site Canaltech.

"Há 12 anos, surgia na internet uma discreta e humilde forma de divulgar e contribuir com o conhecimento. Com o apoio da Wikimedia Foundation, nascia a Wikipédia, que hoje conta com mais de 24 milhões de artigos, escritos por colaboradores voluntários ao redor de todo o mundo. Praticamente todos os artigos podem ser editados por aqueles que desejarem contribuir, citar fontes e referências para enriquecer a informação.

Jimmy Wales e Larry Sanger foram os idealizadores do projeto, que veio a público no dia 15 de janeiro de 2001. O nome Wikipedia surgiu da fusão de uma referência à palavra havaiana wiki (que significa rápido, ligeiro) com o termo britânico encyclopedia.

Por ser uma enciclopédia de natureza aberta, muitos usuários e internautas questionam a qualidade de escrita dos artigos, a taxa de vandalismo virtual e a precisão das informações. Muitos artigos presentes no banco de dados da Wikipédia contêm informação sem verificação ou inconsistente; no entanto, quem leva a enciclopédia digital a sério e contribui com ela tem seus méritos: os artigos científicos que a revista Nature comparou em 2005 chegaram a ter praticamente o mesmo nível de precisão dos da Encyclopædia Brittanica.

O vandalismo virtual chegou a manchar a reputação da Wikipédia nas escolas e universidades, mas não é necessário ser tao radical: há inúmeros artigos cujas fontes e referências conferem credibilidade e precisão das informações. E o internauta curioso sabe disso, e pode ajudar a tornar essas informações ainda mais fidedignas."

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/internet/Hoje-a-Wikipedia-faz-12-anos-Voce-sabe-como-funciona-a-enciclopedia-livre/#ixzz2I6KLigDF .


Fonte: Canaltech, um ótimo portal de tecnologia e conhecimento.
Imagem: leiajá.



RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger