sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corinthians perde mando de campo nos jogos da Copa Libertadores

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) divulgou ontem (21), um comunicado penalizando o Corinthians pelo trágico acidente ocorrido na última partida contra o San José realizado quarta-feira, na Bolívia. A punição foi em decorrência da morte do torcedor boliviano, Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador lançado pela torcida corintiana no momento da comemoração do gol. (vídeo abaixo). 
Todos os jogos do Corinthians em São Paulo pela Libertadores, serão com portões fechados. Além disso, os clubes que enfrentam o timão fora de casa estão proibidos de vender ingressos aos torcedores alvinegros, diz o comunicado. Punido, Corinthians terá de devolver mais de 83 mil ingressos já vendidos. 

O porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez, disse que a punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça o fato. Forma presos 12 torcedores. Dois como suspeitos e outros 10 acusados de cumplicidade. O Corinthians tem 3 dias para apresentar recurso contra a medida.

Tanto o regulamento da Conmebol quanto da FIFA, prevê punição aos clubes de futebol por qualquer ato ilícito cometido por sua torcida durante a realização dos jogos. Questão essa, que ao meu ver merece melhor debate. Assim sendo, os próprios clubes teriam que ser mais rigorosos com o comportamento da torcida durante a realização dos jogos.

É complicado administrar ou legislar quando envolve a paixão do brasileiro pelo futebol. Certamente o torcedor que causou esta tragédia não é um delinquente, e não era exatamente essa sua intenção quando lançou o sinalizador. No entanto, diante dessa difícil questão, caberia aos clubes tomarem medidas severas para barrar o mau torcedor. Torcer pelo  time de preferência, não é algazarra. Futebol não é uma guerra!

É preciso que haja uma discussão mais profunda sobre o estatuto do torcedor, com regras mais rígidas para punir aquele torcedor que pensa que está indo para uma batalha campal quando vai ao estádio. Afinal estamos prestes a realizar dois importantes eventos esportivos em que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil.

Veja em detalhes o momento em que o sinalizador é lançado.



Fonte: GazetadoPovo
Imagem: reprodução/ChicoLang

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger