sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Horário de verão termina amanhã

O horário de verão termina neste sábado (16). Portanto, amanhã à meia noite os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida entrou em vigor no dia 21 de outubro de 2012 valendo para os dez Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal.
O resultado foi a redução de 4% sobre os níveis máximos de demanda para o Estado do Paraná. O objetivo da medida era aproveitar melhor luz natural que é maior nesta época do ano, gerando um alívio na utilização do sistema elétrico. Mais precisamente nos chamados horários de pico, entre as 18 e 21 horas, ou entre 19 e 22 horas.

Segundo informação do jornal Bem Paraná, a história do horário de verão no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, mas só em 1985 se converteu em medida regular e habitual. No ano de 2009 ficou estabelecido as regras que determinavam a área de abrangência, início e término do período.

Em conformidade com o Decreto 6558/2008, o começo do horário de verão sempre será no terceiro domingo de Outubro de cada ano. E o término, no terceiro Domingo do mês de Fevereiro do ano seguinte. Quando cair em Domingo de Carnaval, fica adiado para o Domingo seguinte.

      


Imagem: reprodução/toritaminforma



RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger