quinta-feira, 6 de junho de 2013

A história dos Direitos Humanos [vídeo]

Você sabe o que são "direitos humanos"? Essa expressão está em voga no momento. Talvez pelo aumento da criminalidade entre menores e a impossibilidade de se aplicar um punição adequada aos crimes por eles praticados. Esta realidade brasileira fez surgir a necessidade de repensar a redução da maioridade penal. Ou ainda, questionar o código penal vigente. Obsoleto como está, beneficia o meliante infrator e penaliza a vítima. Isto porém, diz respeito ao sistema judiciário.

Seguindo um pouco adiante, temos hoje o fato mais importante ligado ao âmago da questão. A instalação da Comissão da verdade promovida pelo atual governo, que mexeu com determinados setores conservadores da nossa sociedade. Esta Comissão tem como objetivo justamente apurar as violações praticadas contra esses direitos. Exclusivamente durante o regime imposto pela ditadura militar há mais ou menos 21 anos atrás. Incluídos os crimes praticados por grupos de guerrilha naquele tempo.

O assunto é complexo e polemico. Deixemos esse tema para quem viveu este período nebuloso da história do nosso país. Este é um assunto para ser discutido por quem esteve envolvido de verdade, especialistas e estudiosos. Mas como reza a história, foi uma época em que o cidadão esteve privado do exercício dos seus direitos universais de liberdade de expressão e do livre pensamento.  

Todavia, quando o assunto se apresenta para um debate sem maiores pretensões, muitos não sabem exatamente o que são esses "direitos humanos". De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 30 pontos definidos na Declaração Universal de Direitos Humanos. 

O vídeo abaixo, criado pela ONG Internacional United for Human Rights, oferece uma valiosa contribuição para quem quer saber um pouco mais sobre esses direitos.  




Vi este vídeo publicado e comentado no site pragmatismopolitico.com.br, tendo como fonte o portal do iBase.


Imagem: reprodução/cabonews


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger