quarta-feira, 5 de junho de 2013

Internet: tenha cuidado no Skype, a Microsoft tem acesso às conversas.

Estudiosos do comportamento humano são unânimes em afirmar que a postura de cada um no mundo virtual, deve ser a mesma da vida real. Ao nos comunicarmos usando os recursos da Internet, seja através das redes sociais ou utilizando os aplicativos de comunicação instantânea, todo o cuidado é pouco. Ninguém está livre de cometer um deslize qualquer e de repente ver tudo ser revelado por esses mesmos meios. 
O Skype que incorporou o MSN, por exemplo, é constantemente monitorado pela Microsoft, a gigante agora responsável por este programa. Qualquer usuário que venha a utilizá-lo e concordar com os termos de uso, autoriza a empresa a ter acesso a tudo o que é escrito. A informação é da Heise Security da Alemanha, empresa de segurança na Internet que detectou visitas da Microsoft aos arquivos do Skype.

Indagada pela empresa de segurança na Internet, responsáveis pelo Skype responderam se referindo aos termos constantes de sua "política de proteção de dado", onde se lê o seguinte:

"O Skype pode usar a verificação automatizada em mensagens instantâneas e SMS para: (a) identificar spams suspeitos e/ou (b) identificar URLs que tenham sido previamente marcados como spam, fraude ou phishing".  


Como não conhecemos os critérios para tal ação, ou se são legítimos quanto à sua legalidade, o recomendável é que tenhamos o máximo de cuidado. Portanto, conversas estritamente pessoais ou sigilosas devem se restringir apenas ao contato presencial. Afinal, não é raro vermos notícias de invasão de correio eletrônico causando constrangimentos e dores de cabeça aos usuários. Inclusive, qualquer pessoa que tenha conhecimento médio sobre Tecnologia da Informação encontra com facilidade certos instrumentos que permitem qualquer ato inescrupuloso dentro da própria grande rede. Às vezes até por curiosidade ou simples divertimento.   

Em qualquer caso, discrição é a palavra chave. Todo mundo parece estar ciente disso, mas é bom sempre lembrar que o mesmo comportamento cultural e ético que aprendemos na vida real, deve ser praticado também no mundo virtual. Contudo, o Skype é um instrumento gratuito valioso que veio para facilitar a comunicação entre amigos e familiares. Tem credibilidade entre milhões de usuários. Basta saber usá-lo. Leia aqui a matéria completa sobre o assunto.    


Fonte: revistaEspíritoLivre


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger