quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia “D” de vacinação contra gripe no Paraná será sábado (26)


"O Governo do Paraná já abasteceu todos os municípios do Estado com as doses da vacina contra a gripe. Nesse segundo dia da Campanha de Vacinação, os paranaenses que procuraram os postos e unidades de saúde puderam ser vacinados sem qualquer empecilho. A vacinação acontece conforme previsto pela Secretaria da Saúde e segue até 9 de maio, quando termina a campanha. 
“É importante que todas as pessoas que têm direito à vacina da gripe sejam imunizadas o quanto antes, porque o clima do Paraná contribui para a ocorrência da doença. Além disso, a pessoa vacinada leva em torno de 15 dias para adquirir imunidade”, ressalta o Superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
 
Devem ser vacinadas as crianças entre seis meses e quatro anos de idade, idosos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), indígenas, doentes crônicos, trabalhadores de saúde e população privada de liberdade. A vacina é segura e protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente.

 
Atendimento – O dia “D” de vacinação será no próximo sábado (26), quando todas as 2,5 mil Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando com horário estendido, além dos postos volantes definidos pelos municípios. A Secretaria da Saúde estima que cerca de 2,9 milhões de pessoas sejam vacinadas até o último dia da campanha.
 
Monitoramento – O Paraná realiza o monitoramento dos vírus circulantes da gripe no estado e se destaca como referência dentro do Brasil e para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse é o resultado do trabalho realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e pelas 53 unidades sentinelas (redes de hospitais e unidades de saúde municipais) que formam a rede paranaense de coleta, processamento e análise das amostras de pacientes com suspeita de síndrome respiratória.
 
A metodologia do Lacen-PR permite a identificação de mais 26 tipos de vírus que causam problemas respiratórios. Com esses dados, o Paraná tem informações precisas sobre a circulação viral e sobre o perfil dos pacientes mais atingidos por doenças como a gripe.
 
O monitoramento acontece durante todo o ano, por meio de um relatório contínuo com base no calendário epidemiológico e, toda semana, amostras de cada unidade sentinela e dos pacientes graves internados em UTI são enviadas para serem analisadas pelos profissionais do Lacen-PR."

Fonte: Secretaria de Saúde
Imagem: reprodução/SESA

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

PAULO TAMBURRO. disse...

Olá,

anualmente esta é sempre uma excepcional iniciativa,principalmente para idosos e grávidas.

Também sou seu seguidor e sinto a sua falta nos meus blogues.

São tão ruins assim?(rs)

Um abração carioca.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger