sábado, 12 de abril de 2014

Eleitor tem até o dia 7 de maio para regularizar o título

"Guarde bem esta data: quarta-feira, 7 de maio de 2014. Esse é o último dia para que o eleitor regularize ou atualize sua situação para votar nas eleições de outubro. Seu título tem que estar em ordem até 7 de maio!

Se você tem 16, 17 ou 18 anos, deve descobrir qual o cartório eleitoral mais próximo da sua casa, e ir até lá munido de documento de identidade com foto e comprovante de endereço.
Em várias cidades do país, ocorre o recadastramento biométrico.

Nesses locais, a identificação do eleitor na hora da votação será feita via impressão digital. Se na sua cidade está ocorrendo o recadastramento biométrico e você perdeu o prazo, seu título já está cancelado, e você tem até 7 de maio para ressuscitá-lo. Caso contrário, além de não poder votar em outubro, também não poderá tirar passaporte, prestar vestibular ou concurso público, muito menos tomar posse em cargo público.

O dia 7 de maio também é o prazo final para o eleitor pedir para trocar de domicílio eleitoral. Se você se mudou e não quer vajar no dia da votação, pode solicitar sua troca de domicílio. Descubra onde fica o cartório eleitoral mais próximo da sua casa e vá até lá munido de documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Seu título eleitoral também ajuda – mas não é importante.

Os eleitores com necessidades especiais de mobilidade também ganharam atenção especial dos TREs. Se você se enquadra nesse caso e passa um perrengue inglório pra votar, você tem até 7 de maio para ir ao seu cartório eleitoral (não é possível resolver por telefone nem por internet, tem que ir pessoalmente) e solicitar trocar seu local de votação para uma Seção Eleitoral Especial.

Também será necessário levar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e, neste caso específico, um comprovante que ateste a sua necessidade especial.

Em caso de dúvidas, você pode ligar para o disque-eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (0800 648 0005) ou clicar aqui para descobrir o link para o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

As eleições de 2014 acontecem nos dias 5 (1º turno) e 26 (2º turno) de outubro."

Matéria original publicada em: mudamais
Imagem: reprodução/jornalbomdiars




RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger