quarta-feira, 16 de abril de 2014

Petrobras: Graça Foster presta esclarecimentos sobre Pasadena no Senado

Em depoimento à sessão conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Fiscalização do Senado, nesta terça-feira, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que a compra da refinaria Pasadena, Texas (EUA), não foi um bom negócio, apesar de ter dado lucro no primeiro trimestre deste ano.
Graça Foster, admitiu que a possibilidade de retorno do valor gasto na compra da refinaria é baixo, mas a compra de Pasadena, “na época, parecia ser um bom negócio, e que havia um cenário favorável em vários países, mas a crise econômica, que afetou o mercado, teria prejudicado o desempenho das economias e “as coisas mudaram”, justificou.

Conforme informações do jornal Valor, a presidente da Petrobras, disse que “Não existe operação segura 100%, em qualquer atividade comercial e, certamente, na indústria de petróleo”. Reafirmou aos parlamentares, que documentos enviados ao conselho de administração sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), omitiram a existência da “cláusula de saída” que beneficiava o sócio belga, a Transcor Astra.
E confirmou o posicionamento da presidente Dilma Rousseff, que alegou ter aprovado o negócio sem ter conhecimento da cláusula “put” e da cláusula Marlin, que assegurava retorno para àquela empresa.” 



Graça Foster também falou sobre as denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras e do constrangimento relacionado à prisão do ex-diretor de abastecimento e refino Paulo Roberto Costa. Iterpelada pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), sobre a questão de seu marido ter contratos com a Petrobras, foi enfática: meu marido não tem contrato com a Petrobras.     
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Graça Foster diz que Petrobras não vive crise econômica ou ética

Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil
Edição: Davi Oliveira

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse há pouco que a estatal não vive nem uma crise econômica nem ética. Em audiência conjunta no Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção envolvendo a empresa, Foster frisou que a companhia não pode ser medida pelas ações de uma pessoa.



“Uma empresa que tem R$ 50 bilhões no caixa, hoje, uma empresa que tem uma reposição de reservas no ritmo que a Petrobras tem, não vive no abismo. Em relação ao abismo ético, não concordo, porque a Petrobras não é fruto de um grande homem nem de uma grande mulher. A Petrobras é uma empresa de 85 mil empregados e não podemos ser medidos por uma pessoa e pelas pessoas com as quais ela interagiu. Não vivemos em um abismo da ético, não senhor”, disse Foster em resposta ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

O tucano citou diversas denúncias de corrupção que, segundo ele, têm manchado ética e economicamente a imagem da estatal. “Aqui não estão os que desejam destruir a Petrobras, e sim os que desejam salvá-la. A história da Petrobras dos últimos anos é de loteamento de cargos, de propina, do desvio de dinheiro público”, afirmou Dias.

Graça Foster admitiu que a prisão do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa, em meio à Operação Lava Jato, da Polícia Federal, causou “grande constrangimento”. Ela acrescentou que a Petrobras tem investido em ações de governança para diminuir os riscos eventuais casos de corrupção.

“Foi um grande constrangimento para a empresa a prisão do Paulo. Mas todos os contratos com potencial participação dele estão sendo apurados e é o trabalho que podemos fazer. É um processo de governança”, explicou a presidenta.

Sobre Nestor Cerveró, Garça Foster informou que ele foi rebaixado na empresa depois de constatada falha no relatório que ele apresentou, em 2006, que embasou a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos. “Nosso colega Cerveró saiu da diretoria de uma subsidiária para a direção muito mais modesta da BR Distribuidora. É muito mais restrito”.

(com informações de: Reuters/Valor/Em.com.br
Imagem: reprodução/YouTube


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger