quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cinco dicas para ajudar a descobrir o que você ama fazer na vida

"Determinar qual carreira profissional seguir sempre foi e será uma das tarefas mais difíceis da vida. Principalmente quando ela tem de ser feita tão cedo, geralmente, antes dos 20 anos. A relação homem x trabalho cresce como um dilema entre fazer o que se ama contra o que gera sucesso, e é natural que essa cobrança dure para sempre. Se você está em um momento "não sei o que quero fazer da minha vida", relaxe, e confira abaixo as cinco dicas do site 99jobs.com para colocar seu sonho no caminho certo:


1. Analise seu perfil 

Se você não consegue fazer uma autoanálise sobre suas atribuições e características, pergunte para as pessoas mais próximas sobre aquilo que você faz muito bem, e aquilo que precisa melhorar. Esteja preparado para receber um feedback diferente daquele que você quer ouvir, mas que é muitas vezes mais próximo da realidade. A partir disso, você pode desenvolver melhor as aptidões, além de se especializar nos pontos fortes.

2. Entenda as organizações 

Quando se estuda uma carreira, muita gente fica presa apenas em suas atribuições, sem se preocupar com as coisas básicas do dia a dia. Pesquise por cenários onde o estilo de vida seja semelhante, ou complementar ao seu. Reflita sobre o que você quer para a sua vida: ser parte de uma empresa em uma cidade grande ou ter o próprio negócio em uma cidade pequena? Ter tempo para atividades extracurriculares, ainda que receba um pouco menos? Pesquise organizações ou cursos que permitam o estilo de vida que você quer. Liste opções, prós e contras e não se sabote.

3. Compare-se, mas com moderação 

No mundo atual é quase impossível não se comparar aos outros, seja em qual esfera for. Se por um lado isso é positivo, já que é possível se posicionar dentro do mercado, apontando suas qualidades e defeitos, pelo outro, pode ter efeito negativo caso a análise não seja feita com parcimônia.

4. Planeje e sonhe 

É importante ter ideia de onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Entretanto, permita-se sonhar com realizações que seriam grandes demais, e que normalmente você não imaginaria. Afinal, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, como diz o ditado popular.

5. Comece 

Pesquise, analise, planeje e sonhe. Essas são etapas importantes para fazer aquilo que você ama. Mas é preciso dar um passo inicial, que para muitos pode ser o mais complicado: começar. Procure pessoas que você não tem tanto contato para que elas possa trazer verdades e pontos de vista dos quais você não está acostumado, fazendo você sair da zona de conforto."

Fonte: ZERO HORA
    RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
    Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

    0 comments:

    Postar um comentário

    Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

    Arquivos

    Site Meter

      ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger