quarta-feira, 28 de maio de 2014

Governo torna permanente a desoneração da folha de pagamento

-A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, nesta terça-feira (27), com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com empresários de vários setores da economia para tratar da desoneração da folha de pagamento. Após a reunião, o ministro confirmou que os 56 setores da economia já beneficiados com o processo terão esse benefício de forma permanente. Implementada em 2011, a medida tinha validade até o fim deste ano.

Folha de pagamento-blog do planalto

Com a medida os setores beneficiados pagam apenas o equivalente a 1% e 2% de seu faturamento, em troca dos 20% dos pagamentos da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que existia anteriormente. Com isso, as empresas deixarão de pagar R$ 24 bilhões em impostos apenas em 2014. Para o ministro Mantega, os objetivos da desoneração estão sendo alcançados.

“O objetivo era reduzir o custo da mão de obra sem diminuir salários, aumentando a competitividade da empresa brasileira. Os produtos brasileiros ficam mais baratos não só aqui dentro, mas lá fora porque essa desoneração é plena para as exportações. Foi constatado também que isso aumentou o nível de emprego, e é uma das razões pelas quais o emprego no Brasil continua se expandindo, à diferença de outros países. Aumentou a formalização porque ficou mais barato manter um trabalhador com carteira assinada”.

Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), explica como a desoneração beneficia não apenas as empresas, mas também a população.

“Nós ressaltamos que o setor do transporte conseguiu durante esse período a manutenção dos preços das passagens à medida que a desoneração favoreceu. Além do mais, a desoneração que o governo federal fez para o setor estimulou prefeituras e estados a também fazerem a desoneração do setor para evitar o aumento da passagem.”


Fonte: Blog do Planalto
Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger