segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pesquisa revela rejeição ao voto obrigatório

Uma pesquisa do instituto DataFolha divulgada no domingo (11) pelo jornal Folha de São Paulo, revela que 61% dos eleitores brasileiros rejeitam o voto obrigatório previsto na Constituição. De acordo com informação do Jornal, nunca tantos foram contra esta obrigação. Atualmente o voto é facultativo só para os analfabetos, pessoas com idade acima de 70 anos e aquelas que tem entre 16 e 17 anos.
A pesquisa também mostra que 57% dos eleitores não votariam nas próximas eleições se o voto fosse facultativo. Antes, esse percentual não passava de 50%.

O Jornal também ouviu o cientista político, Humberto Dantas, que salientou que "esses resultados podem ser expressão de um aumento de descrédito nas instituições." "Há uma tendência de descrença que não ocorre só no Brasil. Na Europa isso é muito forte, especialmente depois da crise de 2009", concluiu.

A pesquisa mostra ainda que, o grupo de pesquisados que se encontram na faixa entre 16 e 24 anos o percentual de rejeição é de 58%. Na faixa dos 45 a 59 anos, 68% são desfavoráveis à obrigatoriedade do voto. Outros dados da pesquisa, como classe econômica e escolaridade, mostram que a rejeição é de 68% para o grupo que ganha acima de 10 salários mínimos. Dentre os que possuem formação superior, o percentual sobe para 71%.

A pesquisa foi realizada no dias 7 e 8 de maio, e foram ouvidas 2.844 pessoas. O percentual de erro é de 2% para mais ou para menos. 

E você? É contra ou a favor do voto obrigatório?


Fonte: Valor
Imagem: reproduçã/dreamstime  


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger