Copa 2014 – Estatísticos agora cravam Argentina campeã
Por Cristina De Luca
Antes da Copa começar, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP apontavam o Brasil campeão, em uma final contra a Argentina.
Entrando na semana decisiva do torneio, a atualização do modelo estatístico – que agrupa informações contidas em 18 sites de apostas (dados quantitativos e qualitativos), incluindo opinião de especialistas e palpites de torcedores e dados objetivos como os resultados das três fases da Copa, até às quartas de finais – aponta agora a Argentina como campeã, em uma final contra o Brasil.

O favoritismo da Argentina começou a crescer já no fim das oitavas. Nossos rivais passaram a liderar o ranking, com 24,16% de chances de serem campeões. O Brasil caiu para a segunda posição, com 20,89%, seguido da Alemanha, com 15,18%. Agora, as chances da Argentina aumentaram ainda mais: 37,43%, contra 27,81% do Brasil.
As probabilidades estão no site “Previsão Esportiva”, que permite a interação do internauta com a modelagem usada pelos pesquisadores. No link “Sua Previsão”, o internauta pode incluir suas opiniões e visualizar as chances das equipes para as semifinais da competição.
Como até agora a Copa tem se mostrado um torneio pouco amigo das estatísticas (confira, na imagem abaixo, retirada do site da Fifa; três das seleções com melhor desempenho já deram adeus à competição) resta torcer para que os modelos matemáticos falhem…
Depois de perder Neymar, outro “Maracanaço” seria um castigo duro demais!
Fonte: Circuito De Luca

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.