quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Política - Confira o perfil dos 13 novos ministros do governo Dilma

A presidente Dilma Rousseff anunciou na noite desta terça-feira (23) o nome de 13 ministros que farão parte da equipe em seu segundo mandato. Ao todo, são 11 ministros que deixam o governo federal. Posse dos novos integrantes do primeiro escalão do governo está marcada para as 15:00 horas do dia 1º de janeiro. Dilma já definiu os comandantes de 17 patas, faltando ainda anunciar os titulares de 22 ministérios. Confira o perfil dos 13 novos ministros anunciados. 


Agricultura
Kátia Abreu
, 52 anos, nascida em Goiânia (GO), é empresária, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Presidente da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil), e a primeira mulher a ocupar o posto na entidade. Foi também vice-presidente da CNA. Iniciou atividade como produtora agrícola aos 25 anos, a partir daí passando a líder dos produtores no Sindicato Rural de Gurupi e presidente da Federação de Agricultura do Tocantins. Senadora pelo Tocantins (PMDB), integrou, entre outras, as Comissões de Assuntos Econômicos, Constituição, Justiça e Cidadania, de Agricultura e Reforma Agrária e Assuntos Sociais.



Cidades
Gilberto Kassab
, 54 anos, é paulistano, graduado em Economia e Engenharia Civil pela USP (Universidade de São Paulo).  Foi vice-prefeito (2005-2006) e a seguir prefeito da cidade de São Paulo, entre 2006 e 2012 – sendo aquele que ocupou o cargo por mais tempo em mandatos de eleição direta. Implementou políticas como a Lei Cidade Limpa, instrumento aprovado com apenas um voto contrário que disciplinou a publicidade em fachadas e outros componentes do meio urbano na cidade.
Deputado federal por dois mandatos (1999-2002 e 2003-2005). Foi também vereador na capital paulista, deputado estadual e secretário municipal de Planejamento. É presidente nacional do PSD.


Ciência e Tecnologia
José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu em Viçosa (AL), tem 58 anos e é jornalista e escritor, tendo construído carreira política por São Paulo. Foi eleito deputado federal pelo PCdoB por seis mandatos.
Com mais de 30 anos de trajetória política, foi presidente da Câmara dos Deputados e líder do governo e do PCdo B na Câmara. Foi ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo, entre 2004 e 2005.
Aldo Rebelo foi, em 2009, relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro, quando coordenou uma série de audiências públicas para ouvir agricultores, pecuaristas, pesquisadores, cientistas, ambientalistas e gestores públicos. Trabalho semelhante foi realizado pelo deputado Aldo Rebelo como relator da Lei de Biossegurança.
Ocupa, desde 2011, o cargo de ministro do Ministério do Esporte, onde coordenou a organização da Copa do Mundo no Brasil.


Controladoria Geral da União
Valdir Moysés Simão é Secretário-Executivo da Casa Civil. Foi coordenador do Gabinete Digital da Presidência da República.
Auditor da Receita Federal, já foi secretário da Fazenda do Distrito Federal e presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele também já atuou como Secretário-Executivo do Ministério do Turismo.


Defesa 
Natural do Rio de Janeiro, com carreira político-partidária consolidada na Bahia, Jaques Wagner, 63 anos, iniciou sua militância na capital carioca no final dos anos 60, quando presidiu o diretório acadêmico da faculdade de Engenharia Civil da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
Perseguido pela ditadura militar, deixou o curso e se mudou para a Bahia, passando a atuar como operário no pólo petroquímico de Camaçari. Presidiu o sindicato dos trabalhadores da Indústria Petroquímica na Bahia nos anos de 1980 e foi fundador do Partido dos Trabalhadores.
Deputado federal por três mandatos, foi ministro do Trabalho Emprego e da secretaria de Relações Institucionais no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi governador da Bahia por dois mandatos.


Educação 
Nascido em Sobral (CE), Cid Ferreira Gomes tem 51 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou sua carreira política como deputado estadual, em 1990.
Prefeito de Sobral por dois mandatos, Cid também foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington.
Governou o estado do Ceará por dois mandatos, quando implementou projetos de destaque na área da educação, como o Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa), Educação Integrada.


Esporte
George Hilton dos Santos Cecílio, 43 anos, nasceu em Alagoinhas (BA). Formado em Ciências Sociais, é radialista e apresentador de televisão.
Foi deputado estadual por dois mandatos e  líder da bancada do PRB na Câmara dos Deputados (2013 e 2014). Exerce o segundo mandato de deputado federal pelo PRB de Minas Gerais.
É Membro do Parlamento do Mercosul e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente Regional do PRB/MG.


Minas e Energia
Carlos Eduardo de Sousa
Braga (Belém-PA), 54 anos, é engenheiro elétrico com graduação na Universidade Federal do Amazonas.
Iniciou a carreira política aos 21 anos, sendo eleito vereador em Manaus. Foi deputado estadual e federal, vice-prefeito e prefeito de Manaus e governador do Amazonas (2003-2010). Elegeu-se senador e é Líder do Governo na Casa.
Quando governador, desenvolveu os projetos Zona Franca Verde, para desenvolvimento do interior do estado, e Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), visando o desenvolvimento urbano da capital.


Turismo
Vinícius Nobre Lages
, 57 anos, é natural de Maceió (AL). É engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Gestão Ambiental, pela Universidade de Salford, Inglaterra, com doutorado em sócio-economia do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris, França).
Ocupou funções no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas) e foi coordenador do programa Sebrae 2014, dedicado à preparação de empresas para oportunidades com a Copa do Mundo de 2014. Representou a entidade no conselho empresarial da Organização Mundial de Turismo.
É autor de publicações técnicas e científicas, tendo também editado e organizado quatro livros ligados ao tema de desenvolvimento sustentável. Está à frente do Ministério do Turismo desde março de 2014.


Secretaria da Pesca
Helder Zahluth Barbalho
nasceu em 1979, em Belém (PA). Filiou-se no PMDB em 1997, quando iniciou militância do movimento estudantil. Em 98, formou-se em Administração, na Universidade da Amazônia (Unama), com pós-graduação em MBA Executivo em Gestão Pública, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Obteve seu primeiro cargo político como vereador no ano 2000 pelo no município de Ananindeua (PA). Foi também deputado estadual e assumiu por dois mandatos a prefeitura da cidade.


Secretaria de Aviação Civil
Eliseu Lemos Padilha tem 52 anos, é natural de Canela (RS). Graduado em Direito, com mestrado em Filosofia, é advogado e empresário.
Está no quarto mandato como deputado federal pelo PMDB, do Rio Grande do Sul.  É filiado ao partido desde 1966, quando o partido era denominado MDB.
Foi prefeito de Tramandaí (RS), Secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e ministro dos Transportes entre os anos de 1997 e 2001. É presidente Nacional da Fundação Ulysses Guimarães desde 2007.


Secretaria de Igualdade Racial
Nascida em Belo Horizonte (MG), Nilma Lino Gomes é pedagoga e mestra em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutora em Antropologia Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da UNILAB.


Secretaria de Portos
Edinho Araújo, 65 anos, nasceu em Santa Fé do Sul (SP), onde iniciou sua carreira política com apenas 23 anos. Em 1977 foi eleito prefeito em sua cidade natal e depois deputado estadual por três mandatos. Em 1994, foi eleito para o Congresso Nacional e cumpriu dois mandatos, até o ano 2000, quando concorreu e venceu a eleição para a prefeitura de São José do Rio Preto. Em 2008 foi reeleito para o cargo.
Em 2009, assumiu a presidência da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp) e em 2010 elegeu-se deputado federal pelo PMDB. Atualmente é o 1º vice-presidente do Diretório do partido no estado e presidente do Diretório Municipal do PMDB de São José do Rio Preto. Na Câmara dos Deputados, foi relator do projeto que criou a Comissão Nacional da Verdade e da Medida Provisória 571, sobre o novo Código Florestal.

Fonte: Secretaria de Imprensa da Presidência da República/PortalBrasillEBC
Imagem: reprodução/congressoemfoco

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger