sábado, 3 de janeiro de 2015

Sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz já está valendo

Novidade de grande interesse do cidadão, pouco divulgada. Desde o dia 1º, está em vigor um sistema de sinalização nas faturas de contas de luz, que avisa sobre a cobrança ou não de um valor extra. Isto é, em consequência do uso da energia produzida pelas termelétricas que é mais cara, as distribuidoras irão repassar os custos extras para os consumidores, cada vez que for preciso usar dessa energia. Entenda o significado do sistema das bandeiras tarifárias, que terão a cor verde, amarela, ou vermelha.
O sistema vale para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A bandeira vermelha via aparecer na fatura já no primeiro mês de cobrança, o que significa um acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, exceto para os estados do Amazonas, Amapá e de Roraima.


"Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança não vai implicar custos adicionais para os consumidores. Porque, atualmente, o gasto que as distribuidoras têm com a compra de energia originária das termelétricas, que tem um custo maior do que a gerada pelas usinas hidrelétricas, já é repassado, uma vez por ano, para as contas de luz. Isso sempre ocorre no momento em que a Aneel calcula o reajuste das tarifas de cada distribuidora. As bandeiras vão funcionar como um semáforo de trânsito – com as cores verde, amarela e vermelha – para indicar as condições de geração de energia no país. Por exemplo, quando a conta de luz vier com a bandeira verde, significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos, portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo", conforme informou a repórter Sabrina Craide em matéria para a Agência Brasil, com edição de Aécio Amado.


"Cada consumidor fará o que bem entender, se ele quiser desconhecer essa advertência, poderá ir em frente, mas vai pagar a mais por isso", disse o então ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. 

Mais do que uma advertência, temos mais um grande motivo para praticar o hábito de economizar energia elétrica.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: reprodução/ANEEL

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger