quarta-feira, 20 de maio de 2015

Curtas & Boas

Iniciamos nova edição do "Curtas & Boas" repercutindo sobre um assunto que se tornou recorrente em todas as mídias: a corrupção. Mas, sob um aspecto diferente. Inclusive nas redes sociais em forma de discussão estéril, que revela tão somente raiva e o ódio partidários. Porém, este mal que tanto atraso e desgosto traz para uma nação, todos sabemos, vem de loga data. No Brasil e fora dele. O fato é que antes, não aparecia tanto. Escândalos de corrupção de todos os matizes eram varridos para debaixo do tapete. E todo mundo achava que tudo ia às mil maravilhas, tanto no governo como fora dele.
Histórias aterradoras aconteceram também no período da ditadura militar, que "não passou imune a diversas denúncias de corrupção". Por exemplo, "em 1976, as Redações de jornal já tinham maior liberdade, apesar de ainda estarem sob censura. O jornalista Ricardo Kotscho publicou no "Estado de São Paulo" reportagens expondo as mordomias de que ministros e servidores, financiados por dinheiro público, dispunham em Brasília.

Uma piscina térmica banhava a casa do ministro de Minas e Energia, enquanto o ministro do Trabalho contava com 28 empregados. Na casa do governador de Brasília, frascos de laquê e alimentos eram comprados em quantidades desmedidas – 6.800 pãezinhos teriam sido adquiridos num mesmo dia. Filmes proibidos pela censura, como o erótico "Emmanuelle", eram permitidos na casa dos servidores que os requisitavam. Na época, os ministros não viajavam em voos de carreira, e sim em jatos da Força Aérea. 

Conheça dez histórias de corrupção durante a ditadura militar 


Os protestos de 15 de março, direcionados principalmente contra o governo federal e a presidente Dilma Rousseff, indicaram a insatisfação de parte da população com os casos de corrupção envolvendo partidos políticos, empresas públicas e empresas privadas. Algumas pessoas, inclusive, chegaram a pedir uma intervenção militar, alegando que essa seria a solução para o fim da corrupção.

Mas será que nesse período a corrupção realmente não fazia parte da esfera política? Apesar da blindagem proporcionada pelas restrições ao Legislativo, Judiciário e imprensa, ainda assim a ditadura não passou imune a diversas denúncias de corrupção.

O UOL listou dez delas, tendo como fonte a série de quatro livros de Elio Gaspari sobre o período ("A Ditadura Envergonhada", "A Ditadura Escancarada", "A Ditadura Derrotada" e "A Ditadura Encurralada") e reportagens da época. O primeiro item que envolve Delfim Netto contém uma resposta do ex-ministro sobre os casos. (clique aqui, ou no título acima para acessar a matéria completa).

VIA

***

22 mil pessoas têm foro privilegiado no Brasil, aponta Lava Jato


"Na semana em que os primeiros políticos foram para o banco dos réus na Justiça Federal, acusados no maior escândalo de desvios e propina do País, em contratos da Petrobras, procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato atacaram a existência de 22 mil pessoas com o chamado foro privilegiado no País e defenderam publicamente "reformas estruturais e sistêmicas" contra a corrupção e a impunidade.
"Nós precisamos de uma reforma política, nós precisamos da aprovação de medidas contra a corrupção e a impunidade", afirmou o procurador da República Deltan Dallagnol, um dos que coordenam os trabalhos da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba.
 

***

Prova da falta de prova


Por: Janio de Freitas, na Folha - "As entrevistas dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato, para comunicar a denúncia formal contra quatro ex-deputados, confirmam a impressão de que as delações premiadas movimentam muitas acusações e suspeitas, mas não suprem a carência de investigações para produzir provas. E, sem provas, as delações agitam e impressionam, no entanto não superam a sua precariedade para enfrentar as exigências de um julgamento correto.

Não que as acusações aos quatro sejam infundadas. Podem ser em tudo verdadeiras. É mesmo o que sugerem os currículos de Pedro Corrêa e Luiz Argôlo, e ainda as afirmações recentes sobre o ex-petista André Vargas e Aline Corrêa, filha de Pedro. Chega a parecer que foram escolhidos, para inaugurar a galeria dos denunciados, por não provocarem questionamentos às acusações expostas.

O que não diminuiu os pedidos, dos repórteres aos entrevistados, de esclarecimentos e mais pormenores sobre pontos envolvendo as esperadas provas. As respostas não puderam sair da vaguidão. Os procuradores não tergiversavam, foram bastante fracos. Mas as respostas eram "isso [as provas] vai ser apurado durante a ação", "ainda não temos", "estamos buscando", coisas assim." Matéria completa.

VIA

***

Outro olhar: 11 perguntas para o juiz Moro e os procuradores do MP 

Por Pepe Damasco, em seu blog - "1) Por que os senhores permitem o vazamento seletivo de informações sigilosas do processo da Lava Jato para a mídia, feito sob medida para incriminar o PT e o governo, antes, durante e depois das eleições?

2) Já que as empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato fizeram doações para todos os grandes partidos, por que apenas as doações feitas ao PT são criminalizadas?

3) Se as acusações envolvem quadros de vários partidos, por que só petistas e gente ligada à Petrobras durante as gestões do PT no governo federal são presos?


4) Por que, entre os tesoureiros dos partidos que receberam doações, apenas o do PT está preso?

5) Por que o senhores se negam a investigar o esquema de propinas na Petrobras durante os governos de FHC, conforme denunciou em depoimento à CPI o corrupto confesso Pedro Barusco?

6) Delações premiadas precisam ser investigadas e provadas. Ainda mais porque o delator tende a falar aquilo que agrada às autoridades, tendo ralo compromisso com a verdade. Por que os senhores dão fé pública à palavra de criminosos? 

Clique aqui para acessar as outras perguntas.


***


O grupo musical Curitiba in Concert criou um sátira musical contra as ações do governador Beto Richa no Estado, um massacre contra os professores. "Meu querido professor, levei bomba no 'vestiba', fui prefeito em Curitiba e agora sou governador. Quando a coisa não vai bem, jogo a culpa em outro alguém", diz o refrão. Sobrou também para o senador Roberto Requião.


VIA

***

Fácil jogar a culpa nos outros

"Acusado de ter avalizado a violência policial a protesto de professores e outras categorias do serviço público no final de abril, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), enfrenta agora denúncia de que teve sua campanha à reeleição financiada por um esquema de corrupção que lesou a Receita estadual. Protagonista de uma das mais graves crises políticas do país no momento, o tucano diz ser vítima de “jogo político” do PT para “desviar o foco” das denúncias contra o governo Dilma.

“Não tenho dúvida. Isso me leva a crer que é um movimento político, sim, para desvio de foco de todos os escândalos que temos visto, diariamente, pela imprensa, o desgaste nacional do PT. Eles querem um contraponto a isso, para desviar o foco de tudo o que está acontecendo no país”, disse em entrevista ao Congresso em Foco.

Com um dos maiores índices de reprovação do país (em fevereiro, 76% dos paranaenses desaprovavam seu governo, segundo o instituto Paraná Pesquisas), Richa atribui a petistas a responsabilidade pela greve dos professores."

***

Hashtag petista contra o PSDB viraliza no Twitter

A hashtag #PSDBteuPASSADOteCONDENA alcançou os trending topics do Brasil no Twitter na noite desta terça-feira. O tuitaço foi convocado pelo PT pelas redes sociais, para ser realizado durante a exibição do programa eleitoral do PSDB em cadeia nacional de TV, que foi ao ar às 19h.

Enquanto os tucanos convocam panelaços contra as exibições de programas do PT e falas de Dilma Rousseff em cadeia nacional, os petistas optam por atuar apenas nas redes sociais. A estratégia do tuitaço foi usada pela sigla em várias ocasiões.


Um dia após a prisão de João Vaccari Neto, ex- tesoureiro do PT militantes do partido usara, as redes sociais contra o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras. A hashtag do ato #ExplicaMoroPorqueSoPT ficou em primeiro na lista dos trending topics do Twitter.

***

Obama bate o Homem de Ferro no Twitter

No 10graus - "O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, bateu um recorde e entrou no Guinness ao se tornar na segunda-feira (18) a pessoa que alcançou mais rápido um milhão de seguidores no Twitter, marca que bateu em menos de cinco horas com sua nova conta @POTUS.
O Guinness World Records, autoridade no registro de recordes mundiais, informou nesta terça-feira em seu site do recorde da nova conta do presidente americano na rede social, que tem como descrição "pai, marido e 44º presidente dos EUA".

Ao alcançar um milhão de seguidores em menos de cinco horas, Obama tirou o recorde de um dos atores mais cotados de Hollywood, Robert Downey Jr., que alcançou um milhão de seguidores em 23 horas e 22 minutos em abril de 2014.

O líder tem outra conta no Twitter, @BarackObama, gerenciada pela equipe que dirigiu sua última campanha presidencial, Organizing for América (Ofa), e em que escrevia até agora algumas mensagens, marcadas com as siglas "BO" para diferenciá-las do resto.

"Olá Twitter! Sou Barack. De verdade! Após seis anos, finalmente me deram minha própria conta", escreveu Obama em seu primeiro tuíte."

***

Taylor Swift é eleita a mulher mais bonita de 2015

"A revista americana Maxim divulgou quem está no too da lista das mulheres mais bonitas do mundo em 2015. A liderança ficou com a cantora americana Taylor Swift, que está em grande fase na carreira, tendo vencido vários prêmios, como o Grammy e o Billboard Music Awards."

Se você não gosta do estilo de música da cantora, mas gosta de cinema, assista ao novo clip da cantora com várias referências cinematográficas.


***

Até a próxima.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger